PUBLICIDADE
Brasil
NOTÍCIA

CNPq não assegura pagamento de bolsa no próximo mês; Ceará tem 1,9 mil beneficiados

Responsável por gerir a área, o ministro da Ciência e Tecnologia (MCTIC), Marcos Pontes, afirmou ao G1 que o dinheiro dos pagamentos acaba neste sábado, 31

12:26 | 31/08/2019
João Luiz Filgueiras de Azevedo, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
João Luiz Filgueiras de Azevedo, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico alega ter orçamento suficiente para agosto, apenas. O pagamento estava previsto para essa sexta-feira, 30. Não se tem, contudo, a garantia para setembro.

Segundo o portal de notícias G1, o País tem 79.538 pesquisadores beneficiados com as bolsas. No Ceará, o site do CNPq indica 1.960 contemplados com os valores. As bolsas podem variar de R$ 550 a R$ 14 mil. O POVO Online tentou contato com o Conselho, mas as ligações não foram atendidas.

Responsável por gerir a área, o ministro da Ciência e Tecnologia (MCTIC), Marcos Pontes, afirmou ao G1 que o dinheiro dos pagamentos acaba neste sábado, 31.

O presidente do CNPq, João Azevedo, protestou contra a atual realidade na Câmara dos Deputados na última semana. Ele sustenta não ter havido contingenciamento, mas um corte realizado na elaboração do orçamento deste ano, aprovado em 2018. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), recebeu ainda um abaixo-assinado em defesa do Conselho.