Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Desmatamento na Amazônia em julho cresce 278% em relação ao mesmo mês em 2018

Divulgação de dados do Inpe sobre aumento da destruição tem irritado o presidente Jair Bolsonaro
00:00 | Ago. 07, 2019
Autor David Moura
Foto do autor
David Moura Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O desmatamento na Amazônia em julho deste ano teve crescimento de 278% em relação ao mesmo mês em 2018. O levantamento feito pela Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), sistema do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgado no site TerraBrasilis, no qual visa ajudar o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a combater o desmatamento. As informações são da Folha de S. Paulo.

Em junho deste ano, o Deter apontou crescimento de 88% no desmatamento em relação ao mesmo mês do ano passado. Esse aumento abriu uma crise entre o Inpe e o presidente Jair Bolsonaro (PSL), no qual culminou com a exoneração, na última sexta-feira, 2, do diretor do instituto, Ricardo Galvão.

Bolsonaro chegou a falar que Galvão poderia estar a “serviço de alguma ONG”. Ricardo defendeu os dados de desmate e respondeu aos ataques pessoais do presidente. “Ele [Jair Bolsonaro] tem um comportamento como se estivesse em botequim”, disse Galvão, no dia 20 de julho.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O governo Bolsonaro continuou a atacar os dados do Inpe. Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, e Marcos Pontes, ministro da Ciência e Tecnologia, se manifestaram contra informações do desmatamento produzidas pelo instituto.

Nesta segunda-feora, 5, Bolsonaro afirmou que “maus brasileiros” divulgaram “números mentirosos” sobre o desmatamento na floresta Amazônica. Pontes também anunciou um militar, Darcton Policarpo Damião, para a direção interina do Inpe.

Os dados sobre o desmatamento estão disponíveis no site da TerraBrasilis.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar