Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Filho se emociona após pai com Alzheimer o reconhecer; homem faz tratamento com óleo de cannabis

"Não lembrava da última vez que meu pai me chamou de filho, falou que me ama e me deu um abraço. Hoje foi esse dia", disse o jovem Felipe Barsan Suzin
11:42 | Ago. 03, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O relato emocionado do jovem Felipe Barsan Suzin viralizou nas redes sociais nessa sexta-feira, 2. A razão do sentimento foi ser reconhecido pelo próprio pai, que sofre com Alzheimer. Ivo, de 58 anos, começou tratamento à base de óleo da cannabis.

O pai de Felipe teve a vida modificada após ser acometido pela doença, que é progressiva e que destrói a memória e outras funções mentais importantes. Relato de sua esposa, Solange Barsan Suzin, indica que ele tornou-se agressivo e “totalmente dependente” a partir do Alzheimer.

Durante o vídeo, mãe e filho aparecem alimentando e dando banho em Ivo, antes deste iniciar o tratamento com o óleo da cannabis. Nas imagens, o idoso tenta agredir a ambos, que continuam o trabalho, defendendo-se e cuidando de Ivo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Ele não entende que tem que ir ao banheiro, não sabe que tem que tomar banho. Você que tem que fazer ele tomar banho, aí ele fica agressivo, não aceita. Ele era uma pessoa doce. Hoje tem momentos em que está feliz e do nada se transforma, te agride, fica violento. É a pessoa perder totalmente a identidade. O corpo está, mas a mente foi embora”, lamenta a esposa, complementando: “É muito difícil.”

Com o tratamento, Ivo passou a apresentar comportamento mais convidativo com os parentes. No fim do vídeo, Felipe gravou relato emocionado com a evolução do pai. “Gravando esse vídeo aqui rapidinho, com meu pai no fundo aqui, só para registrar e agradecer. Não lembrava da última vez que meu pai me chamou de filho, falou que me ama e me deu um abraço. Hoje foi esse dia. Gratidão viu irmão”, celebrou.

No fundo, Ivo dança e interage com outra pessoa, o que faz Felipe abrir largo sorriso em meio às lágrimas: “E o humor dele está muito melhor também.”

Assista ao vídeo completo:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar