Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Primeira reitora da UFRJ toma posse

14:29 | Jul. 02, 2019
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A médica Denise Pires de Carvalho tomou posse, hoje (2), como reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em cerimônia em Brasília. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), ela é a primeira mulher à frente da instituição.

Denise é médica graduada pela UFRJ e tem mestrado e doutorado em ciências biológicas pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBBCF), onde é professora titular. Já foi diretora e vice-diretora do instituto, que integra a universidade fluminense.

Primeira mulher a assumir a reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Denise Pires de Carvalhotomou posse hoje - Arquivo/Agência Brasil

Denise coloca como metas de sua gestão a diminuição da taxa de evasão na universidade, hoje em mais de 50%, e fomentar a criação de startups no ambiente acadêmico.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Startups são pequenas empresas que estão no período inicial de desenvolvimento em condições de alto risco e incerteza. Geralmente são de base tecnológica, desenvolvidas a custos menores e processos ágeis.

Desafios

Para o MEC, os principais desafios que a nova reitora terá durante a gestão serão a reconstrução do Museu Nacional, cujo edifício e acervo foram quase totalmente destruídos por incêndio que ocorreu em setembro do ano passado; a concessão da casa de shows Canecão, no Rio de Janeiro, a questão hospitalar, uma vez que a UFRJ foi a única universidade a não aderir à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh); e o projeto de desenvolvimento do parque tecnológico.

Na cerimônia de posse, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, destacou a importância de dar maior autonomia financeira às universidades, o que permite à possibilidade de firmar parcerias com a iniciativa privada.

Criada em 1920, a UFRJ é uma universidade quase centenária e um centro de excelência em pesquisa e ensino tanto no Brasil quanto na América Latina.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar