Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Governo Bolsonaro acaba com Secretaria da Diversidade e Inclusão do MEC

Vélez Rodriguez desmontou a Secadi para dar lugar à subpasta Modalidades Especializadas
19:00 | Jan. 02, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]O novo ministro da Educação, Vélez Rodriguez, acabou com a secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). Conforme o jornal Folha de S.Paulo, a secretaria vai ser desmontada, dando lugar à subpasta Modalidades Especializadas.
[VIDEO1]
Ainda conforme apuração da Folha, a iniciativa tem como objetivo eliminar temáticas de direitos humanos, de educação étnico-raciais e a palavra diversidade. A nova pasta deve dar sequência a articulação de ações de ensino especial, voltado para jovens e adultos, educação no campo, indígena e quilombola.
 
Desde que foi criada em 2004, a Secadi tem como objetivo fortalecer a relação dos grupos historicamente excluídos da escolarização com a sociedade. As diretrizes da secretaria consideram "questões de raça, cor, etnia, origem, posição econômica e social, gênero, orientação sexual, diferenças, condição geracional e outras que possam ser identificadas como condições existenciais favorecedoras da exclusão social".
 
Durante a corrida presidencial, Bolsonaro - até então candidato à presidência -, já demonstrava ser contrário a políticas específicas a grupos vulneráveis, classificando esse tipo de ação como "coitadismo".
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar