Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Relembre casos de mulher em cárcere privado pelo Ceará, Brasil e mundo

22:00 | Mar. 30, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Nua, Maria Lúcia, 36 anos, viveu mais da metade da sua vida em uma casa com apenas uma rede e um lençol, no município de Uruburetama, no interior do Ceará. O crime foi cometido pelo irmão da vítima, João Almeida Braga. Ele "justificou" que, quando ela se tornou "mãe solteira", deveria ser privada do convívio social para que isso não acontecesse novamente.

O POVO Online selecionou situações semelhantes que tiveram repercussão na mídia. A maioria dos casos encontrados envolve companheiros ou familiares da vítimas.

De acordo com a pesquisadora que estuda as relações sociais de gênero e poder, Kelyane Silva de Sousa, esses casos são reflexos da construção de objetificação da mulher, reforçados pela mídia e religião. "Não só a relação com o parceiro, mas com irmão ou qualquer reação própria do patriacardo, faz com que o homem acredite que a mulher deve obedecer, servi-lo", explana.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[SAIBAMAIS]

Ela reforça a importância dessa descontrução por parte da sociedade e mídia. "Outros meios que vão reafirmar que os homens podem sim fazer o que querem e, inclusive, mantê-las em cárcere privado", finaliza. 

Conheça outros nove casos:

Rio de Janeiro. Rafela Lima, 25, foi torturada, estuprada, algumas das vezes na frente dos três filhos, durante sete anos pelo marido Fabiano de Jesus, 41, em sua casa – que era trancada com correntes e cadeados - na região metropolitana do Rio de Janeiro. A  vítima conseguiu fugir pela janela da casa e denunciar o crime em setembro do ano passado. O criminoso foi preso e indiciado por estupro, cárcere privado e lesão corporal.

Vassouras, no Rio de Janeiro. Em condições insalubres semelhantes à da Maria Lúcia resgatada nesta quarta, 29, em Uruburetama, uma mulher de nacionalidade argentina, de 37 anos,  foi mantida em cárcere privado durante quatro anos no quarto da própria casa, onde tinha que fazer as necessidades fisiológicas em um pote. A vítima era constantemente estuprada e espancada.

Os três filhos do casal eram ameaçados pelo pai, mas após ver a mãe ser enforcada, um deles procurou a Polícia, em março de 2016. Com informações da Folha de S.Paulo.

São Paulo. Em julho de 2016, uma mulher, de 26 anos, foi mantida em cárcere privado, em Guarulhos. Durante o crime cometido pelo então companheiro, um homem, de 32 anos, a vítima teve seu cabelo raspado, tortura gravada pelo criminoso por meio de uma celular.

O homem foi preso em flagrante e o caso foi registrado como lesão corporal, sequestro, cárcere privado, violência doméstica e tortura pela delegacia local.

Curitiba. Em fevereiro de 2011, uma mulher, com então 45 anos, viveu durante nove anos sem poder abrir a portas e janelas da sua casa, e ter contato apenas com outra pessoa que não fosse o homem, de 60 anos, que a aprisionava. Quando a Polícia chegou ao local após denúncias pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social da cidade, o homem abriu a porta normalmente, ao se identificar, a vítima começou a gritar. Com informações do portal Terra.

Pará. No último dia 13, mais uma mulher foi mantida em cárcere privado pelo marido, no município de Anapu. A vítima era ameaçada com uma arma de fogo.  O delegado responsável pelo caso, Rubens Mattoso, detalhou o crime. " Fomos até o local, para apurar a denúncia, e conseguimos constatar o crime", informou. No local, foi encontrada  uma espingarda calibre 20 carregada com munição. Em depoimento, a vítima relatou que o acusado a ameaçava com uma arma de fogo.

O criminoso foi autuado em flagrante por ameaça no âmbito da violência doméstica e por posse ilegal de arma de fogo. Ele permanece preso à disposição da Justiça.

CEARÁ

[FOTO1] Tauá. Em setembro de 2016, um agricultor, de 55 anos, foi preso em flagrante por abusar das netas, com então 10 e 11 anos, e mantê-las em cárcere privado juntamente com sua esposa. As meninas foram cridas pelo casal desde o nascimento. À medida que elas foram crescendo, o criminoso desenvolveu um ciúme doentio pelas netas, proibindo-as de sair. Abusos sexuais também eram cometidos e quando a esposa tentava intervir, elas eram espancadas. 

[FOTO2] Caucaia. Em junho de 2008, um Policia Militar manteve durante nove horas a esposa em cárcere privado sob ameaça de morte.

MUNDO

Estados Unidos. Em maio de 2014, uma mulher, de 25 anos, rapitada há uma década, foi encontrada com vivendo em cárcere privado por um homem, com então 41 anos, com quem foi obrigada a casar e ter um filho, de dois anos na época.

A vítima teve algumas chances de fugir, segundo policiais, mas após diversos abusos físicos e psicológicos, não conseguiu. Em 2012, a mulher conseguiu localizar o irmão pelo Facebook, e teve coragem de chamar a polícia.

Cleveland, Ohio. Duas mulheres foram mantidas, por 10 anos, em cárcere privado por um sequertrador. Amanda Berry e Gina De Jesus eram mantidas acorrentadas, sofriam os mais diversos abusos psicológicos e físicos e eram estupradas.

Amanda consegiu fugir com a filha que teve do criminoso e chamou a Polícia. O criminoso Ariel Castro foi condenado à prisão perpétua pelos crimes, morrendo em uma prisão de Ohio em setembro de 2013, aparentemente por suicídio. Com informações da BBC.

 

 Redação O POVO Onliine

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar