Startup lança jogos educativos sobre Fortaleza

Os games foram idealizados por cearenses da startup Vulpis Studio em parceria com os incentivos do edital da Lei Aldir Blanc

Fortaleza se tornou inspiração e cenário para criação de dois jogos educativos. A execução do projeto foi feita pela Vulpis Studio, uma startup de programadores locais iniciada em 2018. Os games lançados este ano receberam os nomes de “Memórias de Fortaleza” e “Eco Fortaleza”. Segundo informações da startup, os jogos já faziam parte dos planos da equipe e foram realizados com recursos da Lei Aldir Blanc, que presta apoio aos profissionais do setor cultural afetados pelos impactos da pandemia do coronavírus.

Games e educação

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Memórias de Fortaleza” é um jogo que tem como proposta apresentar um recorte da história da Cidade, para crianças e adultos, por meio de fotografias do século passado. A narrativa consiste em executar os desafios apresentados pelo personagem Seu Raimundo, um fotógrafo idoso e avô de Isabel. A neta precisa encontrar objetos pela casa que trazem memórias da antiga Fortaleza. Cada item faz referência a uma fotografia feita pelo avô e o objetivo final é organizar as imagens em um álbum. Memórias de Fortaleza traz históricas recordações de lugares como o Cine São Luiz, a Praia de Iracema, a Catedral Metropolitana de Fortaleza e muitas outras.

Já o “Eco Fortaleza” aborda soluções educativas para o descarte consciente do lixo. O nome do jogo é entendido como uma referência aos "Ecopontos", que são os espaços adequados para o descarte correto de lixos em Fortaleza. O game indica o local em que as pessoas podem encontrar esses espaços de descarte na cidade. Na plataforma, o jogador precisa resolver alguns enigmas para fazer com que o personagem Dudu ajude sua tia Laura a descartar seus resíduos corretamente. Ambos os jogos já estão disponíveis na Play Store, serviço de distribuição digital de aplicativos do Google.

Vulpis Studio


Trata-se de uma sociedade formada pela ilustradora Ana Beatriz Silva, o programador Alisson Alencar e a design de jogos, Sabrina Souza. A startup começou em 2018, após o grupo de amigos concluírem o curso de computação para jogos eletrônicos no Porto Iracema das Artes, em Fortaleza. 

A sócia e ilustradora Ana Beatriz conta que a equipe planeja levar os jogos para as escolas da Cidade. "Estamos buscando estabelecer um contato com alguns órgãos estaduais visando a possibilidade de incluir os jogos nas escolas do Estado”.

O projeto recebeu incentivos da lei Aldir Blanc, sancionada pelo governador Camilo Santana no dia 4 de setembro de 2020. A Lei prevê investimento financeiro para apoiar e fomentar a cultura no Estado. A programadora reconhece a importância desses tipos de incentivos e por abrangerem a área dos jogos. “Dificilmente encontramos editais que contemplem jogos. Foi também uma forma de tirar nosso trabalho do papel. Serve também para mostrar que os jogos podem educar e divertir ao mesmo tempo”, comenta Ana.

Parceria com a FioCruz

 

Outra produção foi realizada em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), quando a equipe desenvolveu um jogo chamado Tiny Doctor. O game aborda a necessidade das vacinas e como elas funcionam no corpo humano. "O jogo explica para a criança como a vacina funciona dentro do organismo, além da importância e as doenças que ela evita. É importante que os adultos do futuro sejam mais conscientes da importância da vacinação, principalmente com a onda antivacina", conclui Ana Beatriz.

Leia Mais | O POVO lança plataforma de jogos eletrônicos educativos

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Jogos eletrônicos jogos educativos Lei Aldir Blanc Vulpis Studio

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar