São Miguel Arcanjo: conheça a história do anjo guerreiro

A figura do arcanjo Miguel está presente nas religiões cristã, judaica e islâmica. Saiba por que o anjo é tão popular.

A palavra anjo significa “enviado” e “mensageiro”. Já os arcanjos seriam entidades de hierarquia superior, mas com a mesma missão de serem servos e mensageiros da vontade divina para o mundo.

Junto com Gabriel e Rafael, o arcanjo Miguel formaria a mais alta hierarquia dos anjos na guerra contra o mal. Essa crença é inclusive compartilhada pelas maiores religiões do mundo, como o cristianismo, o judaísmo e o islamismo. Há até mesmo o registro de uma múmia que foi encontrada no Egito e que possuía uma tatuagem em homenagem ao arcanjo!

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ficou com curiosidade de saber mais sobre os motivos que levaram o arcanjo Miguel a ser celebrado no mundo, sendo escolhido até como protetor e defensor da igreja católica? Pois continue a leitura do texto que vamos contar tudo!

História de São Miguel Arcanjo

O arcanjo Miguel é o mais invocado pelos cristãos mundo afora
O arcanjo Miguel é o mais invocado pelos cristãos mundo afora (Foto: Pixabay)

A Bíblia não fala exatamente quando os anjos foram criados por Deus, mas deixa claro que eles fazem parte da criação invisível aos olhos, ou seja, a crença neles é um ato de fé.

O arcanjo Miguel tem significa algo como “aquele que é similar a Deus”, interpretado como “Quem como Deus”, no sentido de semelhante a Deus. Os nomes dos arcanjos terminam com “El”, que significa “Deus”, o que é um indicativo da posição que ocupam na hierarquia celestial.

Desde a Antiguidade, há a crença de que os anjos têm diferentes graus e que Miguel, Gabriel e Rafael ocupam posições importantes. Os arcanjos teriam, portanto, tarefas semelhantes às dos anjos comuns, mas deveres maiores e mais importantes.

A Bíblia atribui a cada Arcanjo uma missão particular, e Miguel é identificado como o guerreiro que luta não só contra Satanás mas contra o Mal. Ele também é o defensor e protetor do povo de Deus.

O anjo guerreiro

As imagens de São Miguel Arcanjo o mostram como um guerreiro trajado de armadura atravessando o Diabo com uma lança ou simplesmente empunhando uma espada. O motivo para essa representação foi porque foi ele quem liderou as o exército celestial na guerra que resultou na expulsão dos anjos rebeldes do Paraíso, dentre eles, Lúcifer.

A batalha atual enfrentada pelos anjos seria a proteção das almas dos humanos, sempre assediada pelo Mal a se rebelar contra Deus. Segundo a representação católica, o arcanjo Miguel teria como tarefa proteger e defender a Igreja e o povo de Deus.

São Miguel Arcanjo e as escrituras

Existem apenas quatro textos na Bíblia sobre São Miguel Arcanjo, sendo dois no livro de Daniel, um no livro de Judas (ambos no velho testamento) e o outro no livro do Apocalipse de São João (novo testamento). Veja o que cada um desses textos bíblicos relatam sobre São Miguel Arcanjo:

Antigo testamento

O profeta Daniel escreveu que São Miguel Arcanjo o socorreu em uma peleja: “Contra esses adversários não há ninguém que me defenda a não ser Miguel, vosso chefe” (Dn 10:13-22). No capítulo 12, o autor bíblico relatou que Miguel seria “o protetor dos filhos do vosso povo” (Dn 12:1).

Outra citação – e talvez a mais marcante – acontece no livro de Judas, que narra uma cena na qual o arcanjo disputa o corpo morto de Moisés com um demônio.

Os estudiosos da Bíblia dizem ainda que há outro episódio que faria referência a São Miguel Arcanjo, ainda que o nome dele não fosse citado diretamente. O profeta Josué menciona uma figura que possui características que poderiam ser consideradas como sendo a do arcanjo:

“Josué encontrava-se nas proximidades de Jericó. Levantando os olhos, viu diante de si um homem de pé, com uma espada desembainhada na mão. Josué foi contra ele: ‘És dos nossos – disse ele – ou dos nossos inimigos?’. Ele respondeu: ‘Não! Venho como chefe do exército do Senhor’.” (Jos 5:13-14).

Apocalipse

O apóstolo João, autor do livro Apocalipse, descreve São Miguel Arcanjo como um ser majestoso com o poder de examinar as almas que vão passar pelo Juízo Final. Ele também narra a já conhecida batalha entre os anjos bons e os maus, sendo que a Miguel e os anjos, coube a tarefa de combater o Dragão, representação do Mal.

São Miguel Arcanjo: protetor dos peregrinos?

Apesar de muitos se confundirem em relação ao papel dos arcanjos, São Miguel Arcanjo não é considerado protetor dos peregrinos e sim, São Rafael.

Enquanto São Miguel é considerado o guardião celeste e o guerreiro que defende o trono celestial e o povo de Deus, Rafael é o protetor dos peregrinos, pois ele foi o escolhido por Deus para guiar Tobias na sua jornada.

Oração a São Miguel Arcanjo

A oração de São Miguel Arcanjo é considerada uma oração poderosa contra o mal e é feita por quem está precisando de ajuda e força nos desafios da vida:

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate
Sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio
Que Deus manifeste o seu poder sobre ele. Eis a nossa humilde súplica
E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com o poder que Deus vos conferiu,
precipitai no inferno Satanás e os outros espíritos malignos,
que andam pelo mundo tentando as almas.
Amém.

Igrejas em homenagem a São Miguel Arcanjo no Brasil

Há no Brasil diversas capelas, paróquias, igrejas e catedrais dedicadas a São Miguel Arcanjo no Brasil. A única basílica, no entanto, está localizada no interior paulista, a 180 quilômetros da capital, numa cidade também chamada São Miguel Arcanjo.

A fundação da paróquia foi em 1886. Em 2013, a igreja matriz recebeu o título de santuário diocesano em reconhecimento ao número constante de peregrinos e devotos. Em 2018, recebeu o título de basílica menor, dado pelo Papa Francisco, tornando-se, atualmente, a única basílica no Brasil dedicada a São Miguel Arcanjo.

A basílica recebe milhares de peregrinos e devotos de diversos lugares do Brasil.

Vale lembrar que a basílica é considerada um templo católico de grande porte, com estrutura e capacidade para receber milhares de fiéis e até mesmo o Papa, ao passo que o santuário é normalmente dedicado ao padroeiro de uma localidade, pela grande movimento de devotos ou sinais visíveis de grandes graças daí obtidas. E a basílica de São Miguel no interior paulista é ambas.

Em todo o Brasil, existem 71 basílicas.

Quaresma de São Miguel

Os católicos acreditam que a quaresma de São Miguel Arcanjo deve ser rezada entre os dias 15 de agosto e 29 de setembro (exceto aos domingos, dia dedicado ao Senhor), dia da Festa de São Miguel. Pode ser rezada também em outras épocas do ano por um período de 40 dias.

Para se preparar para essa Quaresma seria necessário realizar os seguintes preparativos:

  • Acender uma vela abençoada diante de uma imagem ou estampa de São Miguel Arcanjo;
  • Oferecer uma penitência durante os 40 dias;
  • Fazer o sinal da cruz;
  • Rezar as seguintes orações todos os dias:

Oração inicial para a Quaresma:
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe, Deus, instantemente o pedimos. E vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai ao inferno satanás e os outros espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

Sacratíssimo Coração de Jesus (3x).

Ladainha de São Miguel Arcanjo
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai Celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho Redentor do Mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Trindade Santa, que sois um único Deus, tende piedade de nós.

Santa Maria, Rainha dos Anjos, rogai por nós.
São Miguel, rogai por nós.
São Miguel, cheio da graça de Deus, rogai por nós.
São Miguel, perfeito adorador do Verbo Divino, rogai por nós.
São Miguel, coroado de honra e de glória, rogai por nós.
São Miguel, poderosíssimo príncipe dos exércitos do Senhor, rogai por nós.
São Miguel, porta-estandarte da Santíssima Trindade, rogai por nós.
São Miguel, guardião do Paraíso, rogai por nós.
São Miguel, guia e consolador do povo israelita, rogai por nós.
São Miguel, esplendor e fortaleza da Igreja militante, rogai por nós.
São Miguel, honra e alegria da Igreja triunfante, rogai por nós.
São Miguel, luz dos anjos, rogai por nós.
São Miguel, baluarte dos cristãos, rogai por nós.
São Miguel, força daqueles que combatem pelo estandarte da cruz, rogai por nós.
São Miguel, luz e confiança das almas no último momento da vida, rogai por nós.
São Miguel, socorro muito certo, rogai por nós.
São Miguel, nosso auxílio em todas as adversidades, rogai por nós.
São Miguel, arauto da sentença eterna, rogai por nós.
São Miguel, consolador das almas que estão no Purgatório, rogai por nós.
São Miguel, a quem o Senhor incumbiu de receber as almas que estão no Purgatório, rogai por nós.
São Miguel, nosso príncipe, rogai por nós.
São Miguel, nosso advogado, rogai por nós.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós, Senhor.

Rogai por nós, ó glorioso São Miguel, príncipe da Igreja de Cristo, para que sejamos dignos de Suas promessas.

Oração:
Senhor Jesus, santificai-nos por uma bênção sempre nova e concedei-nos, pela intercessão de São Miguel, essa sabedoria que nos ensina a juntar riquezas do céu e a trocar os bens do tempo presente pelos da eternidade. Vós que viveis e reinais em todos os séculos dos séculos. Amém.

Consagração:
Ó Príncipe nobilíssimo dos Anjos, valoroso guerreiro do Altíssimo, zeloso defensor da glória do Senhor, terror dos espíritos rebeldes, amor e delícia de todos os Anjos justos, meu diletíssimo Arcanjo São Miguel, desejando eu fazer parte do número dos vossos devotos e servos, a vós, hoje, me consagro, me dou e ofereço, e ponho-me a mim próprio, a minha família e tudo o que me pertence debaixo da vossa poderosíssima proteção.

É pequena a oferta do meu serviço, sendo como sou um miserável pecador, mas vós engrandecereis o afeto do meu coração; recordai-vos que, de hoje em diante, estou debaixo do vosso sustento e deveis assistir-me em toda a minha vida e obter-me o perdão dos meus muitos e graves pecados, a graça de amar a Deus de todo coração, ao meu querido Salvador Jesus Cristo e a minha Mãe Maria Santíssima.

Obtende-me aqueles auxílios que me são necessários para obter a coroa da eterna glória. Defendei-me dos inimigos da alma, especialmente na hora da morte. Vinde, ó príncipe gloriosíssimo, assistir-me na última luta, e com a vossa arma poderosa lançai para longe, precipitando nos abismos do inferno aquele anjo quebrador de promessas e soberbo que um dia prostrastes no combate no Céu.

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate para que não pereçamos no supremo juízo. Amém.

Conclusão

Apesar de os três arcanjos serem importantes para a tradição católica, Miguel aparece como o príncipe, o "principal" na hierarquia. O padre Rafhael Marciel, membro da Arquidiocese de Fortaleza, ressalta a importância de os três serem lembrados pelas suas missões na Terra.

"Rafael significa a Medicina, a cura de Deus. Gabriel significa a força de Deus. Já Miguel trava o combate na luta contra o mal. Ele é general do exército celestial", explica. Citando Santo Agostinho, o padre complementa: "Na natureza, eles são iguais, mas cada um tem uma missão específica".

Ainda segundo o sacerdote, os anjos têm esse papel nas escrituras sagradas por serem seres espirituais, "dotados de inteligência dada por Deus", diz Marciel.

"As sagradas escrituras dão testemunha de que o povo de Israel sempre acreditou na existência dos anjos. Os livros narram a presença deles. O próprio Jesus Cristo falou sobre a presença dos anjos", acrescenta. Na tradição católica, Deus coloca anjos para cuidar das crianças.

Gostou do texto? Para mais conteúdos relacionados à espiritualidade, em diferentes áreas de interesse, acesse o portal do o O POVO e do OP+.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

sao miguel arcanjo sao miguel arcanjo oracao sao miguel arcanjo protetor

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar