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Usuários denunciam sumiço de dinheiro em conta da Nubank, e empresa relata problema em repasse da Caixa

Segundo a empresa, os clientes afetados já foram contatados e receberam os valores em suas contas

12:53 | 08/07/2020
Os bancos digitais aceitam o depósito na conta via boleto bancário, ou seja, dá para gerar um boleto no aplicativo, pagá-lo e assim ter o dinheiro na conta em até três dias úteis (Foto: DIVULGAÇÃO/NUBANK)
Os bancos digitais aceitam o depósito na conta via boleto bancário, ou seja, dá para gerar um boleto no aplicativo, pagá-lo e assim ter o dinheiro na conta em até três dias úteis (Foto: DIVULGAÇÃO/NUBANK)

Usuários da Nubank relatam sumiço de dinheiro em conta e assunto se tornou o mais comentado no Twitter, entre terça, 7, e quarta-feira, 8. Conforme relatos dos clientes, pelo menos R$ 600 desapareceram em registros. A movimentação no Twitter ocorre desde ontem quando problemas semelhantes foram denunciados por usuários do PicPay, que também relataram sumiço em repasse do auxílio emergencial

Procurada pelos usuários por meio do suporte ao cliente, a empresa Nubank alegou que o problema de repasse ocorreu devido a uma oscilação no sistema do “banco responsável” pelo pagamento, que teria causado depósitos com valores excedentes. Ou seja, se um usuário realizava um pagamento no valor de R$ 200 para depósito, poderia receber uma quantia em valor superior. Segundo o Nubank, esses valores seriam corrigidos e os clientes seriam notificados do estorno por meio do histórico da conta.

Em nota enviada ao O POVO, a empresa esclarece que esse problema ocorreu entre clientes da Caixa Econômica Federal (CEF), que realizaram pagamentos entre 15 de abril e 10 de junho. “Assim que informado pela CEF sobre a situação, o Nubank, agindo de boa fé, comunicou seus clientes sobre o equívoco e, seguindo as recomendações da CEF, iniciou o processo de estorno dos valores excedentes de volta para o banco estatal”, disse a empresa.

Após reclamações dos usuários, o Nubank suspendeu a devolução à Caixa, ao identificar imprecisão nos dados da CEF. "O Nubank lamenta o transtorno causado aos seus clientes e informa que, devido à imprecisão dos dados da CEF, a empresa já reverteu os valores aos seus clientes mesmo não sendo responsável pela falha”. A empresa aguarda esclarecimentos adicionais do banco estatal.

Após contato do O POVO, a CEF enviou nota. "A Caixa esclarece que não realizou contato com a Nubank solicitando estorno de boletos. O banco reforça que cumpre rigorosamente as práticas de mercado relativas ao processo de compensação de liquidação, e destaca, ainda, que nenhum cliente foi ou será lesado".