Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Dicas para economizar energia e água em casa nas festas de fim de ano

Chuveiro elétrico, geladeiras e até a descarga do vaso sanitário podem ocasionar mais gastos. Confira dicas de como economizar
11:53 | Dez. 17, 2019
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

As confraternizações, decorações extras e festas de fim de ano geram uma maior movimentação em casa, o que pode causar maior gasto de energia e água. Confira algumas dicas que podem contribuir para reduzir os gastos extras. 

Atenção na hora de escolher um chuveiro

Quando for adquirir um novo chuveiro, todas as especificações do produto devem ser observadas. Os disjuntores da residência devem corresponder às especificações para as voltagens: 50 amperes para 127V e 40 amperes (A) para 220V, além da fiação de 10 milímetros (mm) para ambos os casos. Utilizar o aparelho, fora do padrão correspondente, pode ocasionar o consumo elevado de energia, curtos e, até mesmo, queima de fiação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A orientação vale também para eletrodomésticos. “Você estaria colocando em risco o equipamento que estaria sendo usado fora das especificações exigidas pelo fabricante. Seria como colocar esse equipamento em um circuito inadequado. Pode gerar problemas relacionados a quedas de energia. Os curtos circuitos podem acontecer por conta das cargas elétricas", explica o professor de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC), Carlos Gustavo.

Cuidados com a geladeira

Tão utilizado no dia a dia, o eletrodoméstico requer alguns cuidados especiais para prolongar sua durabilidade e não pesar na conta de luz. O termostato do equipamento deve ser regulado de acordo com a temperatura externa da geladeira, não sendo recomendado deixar o aparelho no nível mais alto ou no mais baixo, evitando o esforço desnecessário dos componentes internos. Outra dica é não deixar a porta aberta por muito tempo para evitar desgastes na placa e no compressor. Além disso, caso o refrigerador não seja frost free, deve-se aguardar o descongelamento natural, sem utilizar o ventilador ou secador de cabelo.

“Também é preciso ter cuidado em relação ao posicionamento da geladeira na cozinha. De preferência, evitar deixá-la próxima a alguma fonte de calor, pois ao abrir a geladeira, essa fonte de calor interfere no rendimento do equipamento, que terá seu compressor  solicitado mais vezes", comenta Carlos. O professor alerta ainda para o uso de facas e objetos cortantes para tirar gelo do congelador, o que pode perfurar a tubulação de gás. 

Secador e prancha de cabelo

Semelhante aos equipamentos de cozinha, é importante observar as especificações de cada modelo, de cada produto, antes de ligá-los em tomadas que podem atrapalhar o seu funcionamento.

Gastos com a descarga do vaso sanitário

Uma válvula de descarga com a regulagem errada tem duas consequências graves: a alta na conta e o consumo excessivo de água.

Para o funcionamento correto, a descarga deve estar a 90º em relação ao pino acionador. Caso a tampa da válvula do vaso fique muito inclinada, pode ficar danificada e gerar vazamentos e aumento no consumo. Outro ponto importante é o registro interno da válvula que, em boa regulagem, reduz o consumo em até 50%.

Sem força na hora de fechar a torneira

Usar força excessiva ao fechar registros, seja de torneiras, misturadores ou saídas de água, pode danificar o mecanismo de fechamento e, até mesmo, o equipamento, ocasionando vazamento.

Quando o proprietário da residência notar gotejamentos, deve solicitar manutenção o mais rápido possível, evitando desconfortos e dores de cabeça. Além disso, cada registro conta com especificações próprias e que variam conforme marca e modelo. Então, antes de adquirir, vale uma consulta a um especialista para minimizar erros nas aquisições de peças.

Fonte: Allianz Assistance

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar