PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Casa sustentável em Aquiraz está aberta para visitação

Além de estar aberto ao público, o espaço vem sendo utilizado para workshops, cursos e aulas abertas voltadas à profissionais e estudantes dos cursos de arquitetura e engenharia civil e ambiental

Ismia Kariny
19:43 | 29/11/2019
A arquitetura da Casa PAS abriga técnicas de permacultura e bioconstrução, com a premissa de elevar ao máximo os conceitos de sustentabilidade e autonomia adotados pelo arquiteto Bernardo Andrade
A arquitetura da Casa PAS abriga técnicas de permacultura e bioconstrução, com a premissa de elevar ao máximo os conceitos de sustentabilidade e autonomia adotados pelo arquiteto Bernardo Andrade (Foto: Divulgação)

A casa sustentável é um Protótipo de Autoconstrução Sustentável (PAS) desenvolvido pelo arquiteto cearense Bernardo Andrade, 28, no município de Aquiraz. Desde a inauguração, a Casa está aberta para visitação gratuita, com o objetivo de aproximar as pessoas desse novo tipo de construção, com olhar sensível para o meio ambiente. De acordo com Bernardo, a intenção é que o protótipo seja uma referência para futuras construções que decidam seguir os mesmos moldes da casa.

Estudantes dos cursos de arquitetura e engenharia civil ambiental são o principal público da Casa PAS. As visitas são guiadas pelo próprio Bernardo, que faz questão de explicar como funcionaram os processos de construção da residência. Além de estar aberto para visitação, o espaço costuma oferecer serviços de workshop, cursos e treinamentos sobre arquitetura sustentável. Conforme Bernardo, a ideia é despertar nas pessoas o interesse por reproduzir, em seu dia a dia, hábitos que causem menor impacto na natureza. 

Para quem deseja adotar medidas com o objetivo de reduzir esses impactos, Bernardo sugere começar por ações simples. "A pessoa pode adotar algumas medidas, como substituir certos produtos por opções mais naturais, ou reutilizar resíduos orgânicos e reaproveitar a água da chuva que cai na coberta. É usar a sua criatividade, porque tem muita coisa que dá para fazer com os resíduos", diz o arquiteto.

Na Casa PAS, toda água da chuva é reutilizada e os resíduos orgânicos são aproveitados para compostagem. A residência conta ainda com um minissistema agroflorestal. Para planejamento de reformas que visam construções mais naturais, Bernardo recomenda a procura por arquitetos ou construtores que tenham conhecimento da área de bioconstrução.

Para facilitar o acesso às informações sobre práticas construtivas sustentáveis e assuntos relacionados à defesa do meio ambiente, Bernardo criou a página "Autoconstrução no Facebook", que já conta com mais de 19 mil seguidores. Além disso, publica videos e tutoriais sobre o mesmo assunto no canal do youtube "Autoconstrução Sustentável" e no perfil do Instagram @autoconstrucaooficial.

A preocupação com o meio ambiente e a presença de elementos regionais estão espalhadas por todos os cômodos da casa
A preocupação com o meio ambiente e a presença de elementos regionais estão espalhadas por todos os cômodos da casa (Foto: Divulgação)

Casa PAS (Protótipo de Autoconstrução Sustentável)

À primeira vista parece uma casa convencional. No entanto, a arquitetura da Casa PAS abriga técnicas de permacultura e bioconstrução, com a premissa de elevar ao máximo os conceitos de sustentabilidade e autonomia adotados pelo arquiteto Bernardo Andrade. Para construí-la, ele pesquisou por um longo tempo as obras do arquiteto norte-americano Michael Reynolds, com quem estagiou no Novo México.

Michael Reynolds assina a criação de casas sustentáveis, autônomas e de sistemas centralizados, conhecidas como earthships. Ao lado de Michael, Bernardo resolveu transformar os conceitos aprendidos e adaptá-los para a realidade climática e geográfica do Ceará.

As paredes foram construídas com materiais reaproveitáveis, como pneus, papelão, latinhas, garrafas de vidro e tijolos ecológicos. No teto há telhas de embalagem tetra pak recicladas, retalhos de tecido e forro de bambu, que cumprem a função das telhas convencionais. O piso leva retalhos de cerâmica, cimento queimado branco com bambu e tocos de madeira. Já as tintas usadas para colorir o material reciclado foram extraídas de terra ou à base de água, utilizando fragmentos de cerâmica e espelho como matéria-prima.

Serviço

Visita guiada Casa PAS

Entrada franca

Quando: todos os dias, mediante agendamento

Onde: Condomínio Porto Lagoa (avenida Manuel Feliciano de Lima, 4027 – Aquiraz, Ceará)

Agendamento de visitas: (85) 9 8879-3205