Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Negociação de lugares na fila do cadastramento biométrico continua mesmo após reforço de fiscalização pelo TRE-CE

Faltando apenas um dia para o fim do mutirão da biometria, eleitores passaram a registrar a experiência na fila de espera com fotos, vídeos e selfies
10:10 | Nov. 28, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Mesmo após o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) reforçar fiscalização e ter autuado dois homens pela venda de lugares no mutirão da biometria, a venda de lugares na fila no posto de atendimento para cadastramento biométrico no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, continua a ocorrer na madrugada desta quinta-feira, 28. Com três mil senhas distribuídas, o portão para atendimento prioritário foi aberto às 6h30min, enquanto o acesso para o público geral começou por volta das 8h20min.

Conforme apuração do O POVO, os bancos estavam sendo negociados por valores entre R$ 40 e R$ 80, a depender da distância que o lugar estava da entrada pelo portão D. Em nota, o TRE-CE reitera que a Justiça Eleitoral não compactua com esses casos e destaca que os órgãos de segurança pública já foram acionados para coibir a prática. "O TRE reitera o compromisso aos eleitores de prestação do melhor serviço e alerta para que não se incentive essa conduta de compra e venda de lugares na fila”, diz a nota.

Fila para atendimento prioritário no mutirão da biometria no Centro de Eventos do Ceará
Fila para atendimento prioritário no mutirão da biometria no Centro de Eventos do Ceará (Foto: Jullie Vieira)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A vendedora Maria Luciana Silva, 33, mora no bairro Sítio São João, e saiu de casa acompanhada de uma colega, já com alimento preparado para passar a noite no mutirão. Ela chegou ao Centro de Eventos às 22h desta quarta-feira, 27, e pretende sair do posto de atendimento direto para o trabalho. “Não é que eu tenha deixado para última hora, mas no meu local de trabalho eles descontam o dia faltado”, diz Maria. A expectativa dela é conseguir uma declaração para comprovar que esteve no atendimento no posto da biometria.

Conforme a coordenadora de atendimento ao eleitor do TRE-CE, Lorena Belo, o mutirão segue atendendo a uma capacidade média de 8 mil pessoas até a sexta-feira, 29. Ela recomenda que os eleitores aproveitem a estrutura disponibilizada pelo órgão no Centro de Eventos do Ceará. “Caso não seja possível, haja visto o alcance da capacidade máxima, recomendados aos eleitores buscar outras unidades para regularizar sua situação e evitar prejuízos”, orienta a coordenadora. De acordo com ela, outras unidades voltarão a atender em dezembro.

Serviço

A retomada dos atendimentos em Fortaleza para cadastro da biometria será divulgada em breve pelo Tribunal Regional Eleitoral. No entanto, a partir de dezembro, os eleitores poderão regularizar o título eleitoral nos seguintes postos de atendimento:

– Central de Atendimento na Praia de Iracema

– Centro de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH)

– Centro de Inclusão Tecnológico e Social (CITS), do bairro José Walter

– Universidade Estadual do Ceará, campus de Itaperi

– Central de Atendimento na Cidade da Criança (Parque da Liberdade), no Centro de Fortaleza

– Vapt vupt da Messejana e do Antônio Bezerra

– Central de Atendimento no Shopping Benfica,

– Central de Atendimento no Shopping Iguatemi

– Central de Atendimento no Shopping Via Sul

– Central de Atendimento no North Shopping Fortaleza

– Central de Atendimento no North Shopping Jóquei

– Central de Atendimento no Shopping Riomar Fortaleza

– Central de Atendimento no Shopping Kennedy

– Central de Atendimento no Shopping Parangaba

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar