Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

11 universidades brasileiras entram em lista de melhores do mundo; instituição cearense está entre elas

O salto fez o Brasil passar de nono para o sétimo país com maior número de universidades no ranking global. Na edição de 2019, foram consideradas 1.396 universidades de 92 países
09:04 | Set. 12, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Brasil aumentou o número de universidades em lista de melhores instituições de ensino superior do mundo elaborada pela organização britânica Times Higher Education. Um dos principais rankings universitários, o rol deste ano tem 46 universidades brasileiras, contra 35 no ano passado. Entre elas está a Universidade de Fortaleza (Unifor), novidade de 2019, a Universidade Estadual do Ceará (Uece), presente desde 2018, e a Universidade Federal do Ceará (UFC), que figura desde 2014.

O salto fez o Brasil passar de nono para o sétimo país com maior número de universidades mais bem avaliadas. Todas as 11 novas instituições brasileiras foram classificadas na faixa de mais de 1.001, faixa em que estão as três cearenses. A classificação é feita em grupos a partir da posição 200.

Na edição deste ano, foram consideradas 1.396 universidades de 92 países. Critérios como ensino, pesquisa, citações, visão internacional e transferência de conhecimento são utilizados como indicadores de desempenho das universidades.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Saiba quais são as universidades brasileiras que passaram a integrar o ranking:

- Universidade de Fortaleza

- Universidade de Caxias do Sul (RS)

- Universidade Federal de Alagoas

- Universidade Federal do Espírito Santo

- Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

- Universidade Federal de Ouro Preto (MG)

- Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RN)

- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul 

- Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

- Universidade do Estado de Santa Catarina

- Universidade Estadual de Santa Cruz (BA) 

O levantamento de 2019 aconteceu em março; portanto, não considera o corte de verbas pelo qual passam as universidades federais. O bloqueio foi imposto pelo Ministério da Educação (MEC) no fim de abril.

 

Esta matéria foi atualizada para correção às 13h15min desta quinta-feira, 12

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar