PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Impasse sobre agências segue no BNB

00:00 | 17/12/2017

  O ano novo está para raiar e não se tem ainda uma definição quanto às novas agências a atender a conta publicitária do Banco do Nordeste. O Sindicato das Agências de Propaganda do Ceará, o Sinapro, tomou a frente, em nome das duas filiadas, Bolero e EBM Quintto, e acionou o BNB na Justiça estadual. O presidente Bob Santos, porém, tem esperança que o BNB desista, digamos, da desistência. Ou seja, que siga adiante com o processo de licitação revogado em junho. O Sinapro mandou uma carta esta semana para o Banco. Caso o BNB volte atrás, o Sinapro retira a ação. A justificativa da Direção do BNB para brecar foi “por razões de interesse público, considerando a possibilidade de conferir maior competitividade ao certame”. Enquanto o imbróglio não se resolve, seguem as duas agências atuais, com contratos prorrogados: Martpet, de Pernambuco, e a cearense Bolero. Sim, a mesma da ação. Detalhe: a prorrogação só pode ir até fevereiro e mesmo que o BNB lançasse novo edital amanhã, o prazo legal de 45 dias iria ultrapassar o limite para a extensão do atual contrato. A verba autorizada é de R$ 35 milhões.  

PESQUISA CUALI

 

Para onde o fortalezense vai nas férias

A Cuali Pesquisas e Sistemas, um dos principais institutos de pesquisas da região, foi a campo saber para onde moradores de Fortaleza e Região Metropolitana vão nas férias deste fim de ano e início de 2018. O resultado mostrou que o destino mais desejado é o Rio de Janeiro, com 8,5% das intenções. Depois, São Paulo, com 6,3%. O arquipélago de Fernando de Noronha (PE) vem em terceiro, com 4,7%. Em seguida, dois destinos cearenses. Guaramiranga, com 4,3%, e Jericoacoara, com 4,2%. A diretora da Cuali, Regina Pacis Timbó, diz que há uma distância entre desejo e realidade. O destino real (para onde vão mesmo) mais citado foi, na verdade, Canoa Quebrada (2,6%). “Acerca do provável destino real nas próximas férias, 25,2% indicam que provavelmente não irão viajar. E, 23,2% estão indecisos”, diz Regina. A pesquisa ouviu 400 entrevistados no final de outubro, com margem de erro de 4,8% para um intervalo de confiança de 95%. 

 

GRANDE VISÃO

Pôr os óculos no seguro

A GrandVision by Fototica quer em dois anos chegar a cinco lojas em Fortaleza. Hoje tem uma no Iguatemi e outra no North Shopping.

Procura parceiros para abrir mais três franquias. Cada franquia tem um custo médio de R$ 400 mil, entre mobiliário e produtos. A rede holandesa opera 40 lojas no Brasil. No primeiro trimestre, deverão anunciar o primeiro seguro para óculos no Brasil. Murillo Piotrovski, diretor de operações da GrandVision no Brasil, diz que são pioneiros no produto. 

 

JOGO RÁPIDO

SAÚDE S/A. O Instituto do Câncer do Ceará (ICC) se tornou a primeira instituição no Brasil a adotar a solução de computação cognitiva IBM Watson for Oncology. A solução municia a equipe de saúde do ICC com uma base de dados de todas as evidências científicas e as possíveis terapias para cada tipo de câncer. Em tempo: o ainda em obras, hospital do ICM, vizinho do ICC, mira em parcerias com empresas de tecnologia. Será um hospital-laboratório para inovação na área médica. 

 

Horizontais

n PELAS CRIANÇAS. O prefeito Roberto Cláudio e a primeira-dama Carol Bezerra recebem na quarta-feira, 20, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra. Vem assinar convênio entre o programa municipal Cresça com seu Filho, tocado por Carol, e o programa federal Criança Feliz. A ajuda federal será pouca. R$ 175 mil por mês. n RACIONAL. A festa de entrega do Troféu Iracema para Gerardo Bastos e posse de Assis Cavalcante a suceder Severino Neto foi bem mais enxuta e elegante. Em vez de mesas para jantar, cadeiras em plateia. Depois, coquetel. Saiu mais barato e as pessoas deram mais atenção aos discursos, embora ainda muito longos. Eventos mais enxutos são uma tendência n O POVO-CBN E MUCURIPE FM. De segunda a sexta nas rádios O POVO CBN e Mucuripe FM tem Vertical S/A a qualquer momento  

 

TIME CEARENSE

Equipe de aço vai à final

Estudantes da UFC integram a equipe campeã do desafio regional do steelChallenge (https://goo.gl/D6rxbQ), uma das mais concorridas competições de siderurgia do mundo. É uma promoção da Steeluniversity - da Associação Mundial do Aço. A competição é voltada para a fabricação de aço ao menor custo por meio de simulação computacional. Em abril de 2018, na Índia, disputam o mundial. Vão enfrentar Eslovênia, Coreia do Sul e China  

 

MANSUETO

Acompanha e defende

Desde que assumiu a função de secretário Acompanhamento Econômico, Mansueto Almeida deu um tempo no Blog homônimo.

Voltou a postar na sexta para falar do economista Régis Bonelli, morto no dia 13. Mas do Twitter, Mansueto não se recolheu. É um escudeiro da equipe. Ele postou uma série de comparativos entre o início de 2016 e o mais oxigenado começo de 2018. E ponderou: sem reforma da previdência, pior será. “É difícil entender?”.  

 

EXPORTAÇÃO

M. Dias Branco nos EUA

A cearense M. Dias Branco – vencedora como maior empresa do Ceará no Prêmio Delmiro Gouveia - começou a exportar para os EUA.

O diretor de exportações, César Reis, lembra que as exportações para a MDB ainda são pequenas, contudo, é uma área estratégica.

“Nosso plano é aumentar de forma gradativa e sustentável nos próximos anos”. Vai focar nas Américas, África e Oriente Médio. Todo o portfólio entra na pauta – biscoitos, margarina, massas e torradas.

De todos os mercados, o norte-americano é o mais complexo. A empresa está se adequando às certificações das unidades que irão produzir. São exigências regulatórias, referentes à segurança alimentar.