PUBLICIDADE
Fortaleza Esporte Clube
NOTÍCIA

Fortaleza se prepara para sequência de confrontos diretos na luta contra o rebaixamento

Tricolor do Pici fará os dois próximos jogos longe de seus domínios, contra Cruzeiro e Avaí. Em caso de bons resultados, time de Ceni pode encaminhar permanência no Brasileirão.

Bruno Balacó
10:37 | 22/10/2019
Leão vem embalado de vitória sobre o Grêmio.
Leão vem embalado de vitória sobre o Grêmio. (Foto: XANDY RODRIGUES/AE)

Mais do que três pontos, os próximos dois jogos do Fortaleza, que ocorrem fora de casa, prometem ser decisivos no projeto de permanência do clube na elite do Brasileirão. Isso porque o Tricolor do Pici enfrentará dois adversários diretos na luta contra o rebaixamento. Dessa forma, a equipe de Rogério Ceni tem uma grande oportunidade de abrir vantagem para a Zona da Degola, caso conquiste bons resultados.

A primeira parada será no sábado que vem, as 21h, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, contra o Cruzeiro, equipe que abre o Z-4, com 28 pontos - três a menos que o Leão. Com isso, em caso de vitória, o Fortaleza pode abrir seis pontos do concorrente mineiro. Por outro lado, em caso de derrota, a equipe não corre o risco de entrar no grupo dos rebaixáveis (por ter vantagem no número de vitórias), mas ficaria com a mesma pontuação do time mineiro.

De Belo Horizonte, o Tricolor parte para Florianópolis, onde enfrentará na quarta-feira da próxima semana, dia 30, as 19h30min, o Avaí, atual lanterna do Brasileirão. O Leão ostenta uma confortável distância de 14 pontos para o time catarinense e poderia, em caso de vitória, alargar ainda mais a vantagem e praticamente tirar do radar o time de Floripa.

Se voltar dos dois próximos jogos fora de casa com seis pontos na bagagem, o Fortaleza alcançaria a marca de 37 pontos, ficando muito próximo da "pontuação ideal" que garante um clube na Série A, que gira em torno de 40 pontos, segundo os dois sites especializados de estatística de futebol, Infbola e Chance de Gol.

Além dos jogos contra Cruzeiro e Avaí, o Fortaleza ainda terá outros três jogos contra concorrentes diretos na luta contra o rebaixamento até o fim deste Brasileirão. No dia 10 de novembro, o Leão fará o Clássico-Rei contra o Ceará (atual 15° colocado e com dois pontos a menos que o Tricolor), na Arena Castelão. Na rodada seguinte - a 33ª - a equipe de Rogério Ceni terá outro confronto direto em casa, contra o CSA, atual 18º colocado na tabela.

Fora de casa, o Fortaleza terá apenas um confronto direto, agendado para a penúltima rodada, contra o Fluminense (atual 16º colocado e primeiro time fora do Z-4), no estádio do Maracanã, em partida que pode selar o destino dos dois clubes no Campeonato. Os outros seis jogos que o Tricolor fará na Série A serão contra times que estão ou estão no meio da tabela (longe da ameaça de rebaixamento) ou na briga por vaga na Taça Libertadores. Na última rodada, o Fortaleza enfrenta o Bahia, em clássico nordestino marcado para a Arena Castelão.

Veja os jogos que o Fortaleza terá até o fim do Brasileirão:

JOGOS EM CASA

Atlético-MG

Ceará*

CSA*

Santos

Bahia

JOGOS FORA DE CASA

Cruzeiro*

Avaí*

Corinthians

Internacional

Goiás

Fluminense*

* Confrontos diretos na luta contra o rebaixamento

VEJA TAMBÉM: Na Prancheta analisa as variações de esquema que Rogério Ceni pode implantar neste Brasileirão: