Verônica Hipólito: quem é a medalhista paralímpica e comentarista dos Jogos
Apesar de não ter conseguido o índice necessário para participar das Paralimpíadas, a medalhista olímpica Verônica Hipólito repercutiu nas redes sociais como comentarista ao dar aula destacando termos importantes de inclusão
A velocista Verônica Hipólito, de 25 anos, já conquistou medalhas de prata e bronze na edição Rio-2016 e apesar de não ter conseguido classificação para as Paralimpíadas de Tóquio, a atleta paralímpica ganhou espaço como comentarista do evento esportivo e repercutiu nas redes ao corrigir e ensinar termos de inclusão de forma didática.
"Especial é aquela pessoa que você paga uma pizza, um açaí, alguma coisa maneira. Então não me chamem de pessoa especial. Só me chamem quando pagarem. A deficiência é só uma característica como qualquer outra", afirmou Verônica durante a transmissão.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Nascida em São Bernardo do Campo, São Paulo, a atleta começou a vida esportiva aos 10 anos de idade no judô, porém teve que dar uma pausa após passar por uma cirurgia na cabeça para a retirada de um tumor aos 13 anos.
Sua trajetória nas pistas de atletismo começou aos 17 anos, quando foi campeã mundial dos 200m rasos na classe T38. Logo, a paulista aprendeu a lidar com a pressão de ser uma esperança de medalha para o Brasil nas Paralimpíadas e sua carreira começou a deslanchar.
Desde então, além das medalhas olímpicas, Verônica acumula títulos em campeonatos mundiais e jogos Parapan-Americanos. Nas últimas Paralimpíadas, em 2016, apesar de seguir um tratamento forte por causa do tumor no cérebro, a atleta conseguiu disputar os jogos conquistando duas medalhas.