Patrick Mahomes busca estabelecer dinastia dos Chiefs na NFL

O quarterback de 25 anos foi campeão do último Super Bowl e está novamente na decisão da liga

A chegada do Kansas City Chiefs ao segundo Super Bowl consecutivo passa, em grande parte, pelo enorme talento de um jovem jogador. Patrick Mahomes, quarterback de 25 anos draftado na primeira rodada do draft de 2017 pela franquia do Missouri (10ª escolha geral) mudou o patamar do time. Desde que ele se tornou titular, em 2018, são três finais de conferência disputadas, com dois títulos da AFC e uma conquista de Super Bowl, em 2020.

Antes de Mahomes, os Chiefs só haviam chegado uma vez à final da Conferência Americana, na temporada 1993-1994, sob a liderança do histórico Joe Montana. Na ocasião, derrota para o Buffalo Bills por 30 a 13. A franquia do Missouri também voltou a conquistar um Super Bowl após 50 anos, pois havia vencido o Super Bowl IV, em 1969, o primeiro do time.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O quarterback dos Chiefs, caso conquiste o Super Bowl LV, se tornará o jogador mais jovem a vencer dois Super Bowls consecutivos, superando Tom Brady, atualmente no Tampa Bay Buccaneers, seu oponente do embate, que havia feito isso com 27 anos em 2004 pelo New England Patriots. Além disso, Mahomes já é o quarterback mais jovem a somar os feitos de ter um anel de campeão da NFL, ser MVP da grande decisão e ser MVP da NFL. Ele também é o QB mais novo a atuar em três finais de conferência seguidas.

O histórico do atleta em playoffs é invejável. São seis vitórias e apenas uma derrota. O único revés aconteceu na final da AFC de 2018, contra os Patriots de Brady, por 37 a 31. No dia 7 de fevereiro, às 20h30min, no Raymond James Stadium, em Tampa, Mahomes terá a oportunidade de vingar aquela adversidade contra o Tampa Bay Buccaneers, de Brady.

O rival de Patrick na decisão da NFL é considerado por muitos como o maior jogador de futebol americano da história, por causa de seus seis anéis de campeão (recorde entre jogadores), dez disputas de Super Bowl (recorde entre atletas), dentre outros inúmeros feitos. Derrotá-lo, além de representar o primeiro bicampeonato consecutivo da NFL desde os Patriots em 2003-2004, pode ser o início da passagem de gerações, do atual para o futuro maior jogador de futebol americano.

Mahomes tem todas as ferramentas para dar seguimento a este legado. Com um arremesso especial, com recursos incrementados pela experiência prévia no beisebol, ele consegue acertar alvos de posições nada convencionais. Dessa maneira, ele superou a marca das quatro mil jardas passadas em todas as temporadas como titular, com 114 touchdowns advindos de passes do quarterback dos Chiefs entre 2018 e 2020, somente contando a temporada regular.

Em playoffs, já são 21 touchdowns para Mahomes (passes e corridas), o que confirma seu grande poder de decisão. Mas ele não conquistou esses feitos sozinho. O comando do treinador principal dos Chiefs, Andy Reid, que está desde 2013 na franquia, foi fundamental para tornar o time organizado e competitivo, propício para que o talento se destacasse.

O virtuoso corpo de recebedores da franquia do Missouri também dá grande ajuda nos números de Mahomes. O tight end Travis Kelce e o wide receiver Tyreek Hill são os principais nomes. Na atual pós-temporada, eles somam mais de 500 jardas recebidas. Além disso, a equipe foi reforçada em 2020 pelo running back Clyde Edwards-Helaire, que traz mais preocupações para as defesas adversárias no jogo terrestre e dá ainda mais possibilidades para Mahomes atuar.

Espera-se que ele possa ter as ferramentas necessárias durante os próximos dez anos, tempo de contrato assinado entre Mahomes e Kansas City Chiefs, com valor total de US$ 503 milhões (R$ 2,7 bilhões), para dar continuidade à vitoriosa carreira.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Patrick Mahomes Kansas City Chiefs Tom Brady Tampa Bay Buccaneers Super Bowl LV Chiefs x Buccaneers

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar