PUBLICIDADE
Mais Esportes
NOTÍCIA

Quixadá foi sede do maior evento mundial de voo livre de distância

A 18ª edição do XCeará reuniu mais de 70 pessoas, dentre pilotos, organizadores e resgate

Gabriel Lopes
16:26 | 01/12/2020
Quixadá foi sede do maior evento mundial de voo livre de distância (Foto: Divulgação)
Quixadá foi sede do maior evento mundial de voo livre de distância (Foto: Divulgação)

A cidade de Quixadá, no sertão central cearense, recebeu, durante a última semana, entre os dias 22 e 28 de novembro, o maior evento do mundo no voo livre de distância. Segundo a organização, ele reuniu mais de 70 pessoas entre pilotos, organizadores e resgate. Em 2020, a atividade foi realizada pela 18ª vez. Na ocasião, houve recorde mundial no número de asas-deltas, 30, que foram somadas a outros dez parapentes.

Os ventos e o calor do sertão são elementos que contribuíram para o sucesso da ação. Além disso, o sol escaldante da região aquece o solo, e o ar da superfície que sobe como colunas de ar quente ascendentes, também conhecidas como correntes térmicas, colaboraram para que os pilotos desenvolvam um voo mais rápido e direcionado, subindo mais rapidamente em relação ao solo.

Desde o ano de 1997 a cidade de Quixadá é destino comum para pilotos da modalidade distância livre (Cross Country). A Terra dos Monólitos ficou conhecida internacionalmente com a quebra do primeiro recorde mundial em terras Brasileiras.

O Sertão Brasileiro vem sendo usado anualmente entre os meses de agosto e novembro por pilotos de todo planeta em busca de novos recordes.

Em 2020, com a pandemia de Covid-19, além do apoio logístico e as melhorias na rampa de voo livre, a Prefeitura de Quixadá, está assegurando atenção profissional com relação aos protocolos de saúde.