PUBLICIDADE
Mais Esportes
NOTÍCIA

Fortaleza Basquete Cearense oficializa contratação de Holloway e Lucas Bebê, ex-NBA

Os atletas são as primeiras contratações após parceria entre o Leão e o Carcará

Gabriel Lopes
19:00 | 23/10/2020
Desmond Holloway, reforço do Fortaleza Basquete Cearense para o NBB (Foto: Thais Pontes/Fortaleza EC)
Desmond Holloway, reforço do Fortaleza Basquete Cearense para o NBB (Foto: Thais Pontes/Fortaleza EC)

Nesta sexta-feira, 23, os primeiros reforços da parceria entre o Fortaleza e o Basquete Cearense foram anunciados oficialmente. O pivô Lucas "Bebê" Nogueira e o ala-armador estadunidense Desmond Holloway farão parte do elenco do Fortaleza Basquete Cearense na próxima edição do NBB, que tem início para a equipe cearense no dia 10 de novembro, contra o Campo Mourão-PR, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, uma das sete sedes fixas do primeiro turno da competição.

Lucas Bebê tem 26 anos, 2,13 m de altura e jogará pela primeira vez no NBB. Após ser revelado pelo Central, clube de Niterói-RJ, ele foi para o Estudiantes, da Espanha, aos 17 anos, em 2009. Em 2013, Lucas foi draftado pelo Boston Celtics, da NBA, com a 16ª escolha da primeira rodada. Contudo, ainda na noite do draft, ele foi envolvido em uma troca com o Dallas Mavericks e com o Atlanta Hawks, equipe que acabou o contratando.

Porém, a estreia dele na NBA aconteceu em 2014, pelo Toronto Raptors, do Canadá. Ele jogou até 2018 na equipe canadense, com média de 3.2 pontos, 2.8 rebotes e 12.4 minutos por partida, em quatro temporadas na melhor liga de basquete do mundo. A continuidade dele nos Raptors foi abreviada por várias lesões.

O último clube que ele atuou foi o Fuenlabrada, da Espanha, onde ele esteve entre 2018 e 2019, ano que o pivô sofreu lesão grave no joelho, durante treino com o Utah Jazz, em junho. Livre no mercado, ele assinou com o Fortaleza Basquete Cearense.

Ainda nesta sexta-feira, Lucas Bebê foi convocado pelo treinador Aleksandar Petrovic para a seleção brasileira de basquete, que disputará as eliminatórias para a Copa América de Basquete, nos dias 27 e 28 de novembro, contra Panamá e Paraguai. 16 atletas foram convocados (15 atuam no Brasil), porém somente 12 viajarão para a Argentina, local dos jogos, no dia 23 de novembro.

Já Holloway, que tem 1,90 m e 30 anos de idade, veio do São Paulo, time que também disputou a última edição do NBB. Ele está desde 2012 atuando no basquete brasileiro e tem passagens por Liga Soracabana, Paulistano, Pinheiros, Vasco da Gama e São Paulo. Na temporada 2016/2017, o estadunidense, jogando pelo Pinheiros, foi o cestinha do NBB e eleito o melhor jogador da liga (MVP).

Ele, ao longo de sete temporadas no Novo Basquete Brasil, tem média de 17.8 pontos por jogo, com aproveitamento de 52,6% dos arremessos válidos para dois pontos.

O Fortaleza Basquete Cearense será comandado por Alberto Bial, que treinou o Carcará desde o início do projeto, em 2012, até 2018. Ele tem 13 atletas disponíveis até o momento.

Confira a lista:

Armadores: Brite, Cauê, João Gabriel, Lassance e Lobo

Alas: Holloway, Gabriel, Alex, Sualisson, Rashaun e Felipe Ribeiro

Pivôs: Lucas Bebê e Mathias