Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Fortaleza recebe etapa de desafio mundial de maratonas por todos os continentes

Pela primeira vez, a capital cearense sedia uma das sete etapas de uma competição que passa por todos os continentes do planeta.
18:58 | Fev. 11, 2020
Autor Bruno Balacó
Foto do autor
Bruno Balacó Jornalista de esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Completar uma maratona é sempre uma tarefa desafiadora. Imagina então fazer esse percurso por sete dias seguidos em sete países de continentes diferentes. Esse é o desafio dos atletas que participam da World Marathon Challenge (WMC). A penúltima etapa da competição ocorre nesta quarta-feira, 12, em Fortaleza, que recebe o evento pela primeira vez.

A largada está prevista para as 8h, no calçadão em frente à estátua de Iracema, na praia do Mucuripe. A estimativa é de que o último competidor complete a prova por volta das 14h. Realizada desde 2015, a prova reúne 35 maratonistas de todo mundo, que viajarão para os pontos de disputa em avião fretado, precisando se adaptar em pouco ao clima dos locais de prova.

Antes de chegar à capital cearense, os competidores encararam o percurso em outros cinco países. A primeira parada foi disputada no último dia cinco de fevereiro, na Cidade do Cabo, na África do Sul. De lá, o grupo seguiu para Novo, Estação da Antártica. Em seguida, o destino foi Perth, na Austrália. Na sequência, Dubai, na Ásia. De lá, partiu para a Madrid, na Espanha. Da Europa, a competição desembarca em Fortaleza para, daqui, finalizar o desafio em Miami, nos Estados Unidos, na etapa da América do Norte.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Pelo calendário original do torneio, a prova de Fortaleza deveria ser disputada no dia 11 de fevereiro, mas, em virtude de um atraso na prova da Antártica, por conta do mal tempo, a etapa cearense acabou adiada em um dia e foi remarcada para o dia 12 de fevereiro.

O secretário de turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos, lembra que a vinda da etapa do World Marathon Challenge (WMC) consolida a cidade como palco de eventos esportivos de grande porte, como o Ironman, Rally dos Sertões, Cerapió e Meia-maratona internacional de Fortaleza, todos eles contando com apoio da Prefeitura de Fortaleza. “A realização desse evento na capital cearense vem inserir ainda mais Fortaleza no hall de cidades de eventos esportivos conhecidos internacionalmente. A competição conta com corredores de muitos países e a divulgação no mundo todo, que irá poder ver as belezas naturais de Fortaleza”, comenta o secretário Erick Vasconcelos.

Pelo regulamento da competição, cada participante pode escolher entre correr a maratona de 42 km, ou a meia maratona, de 21 km. O limite quem define é o próprio competidor. Além das viagens aos países que integram o circuito das provas, o maratonista conta ainda com todo o aparato de logística, traslado, refeições, percurso medido, medalhas e camisetas.

Em relação ao grupo que vem disputando a competição desde o início, a etapa de Fortaleza teve algumas baixas, pois alguns dos inscritos não puderam participar por serem provenientes de áreas de risco pelo coronavírus, ou terem estado nessa região, como é o caso de uma atleta canadense e outro competidor proveniente de Singapura.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar