Ceará aceita convite e vai disputar a Série A2 do Brasileirão Feminino em 2026
Alvinegras voltarão a jogar o certame nacional após três temporadas
17:59 | Jan. 31, 2026
A convite da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Ceará, campeão da Série A2 em 2022, voltará a disputar a competição após três temporadas. O retorno se deu em meio ao processo de montagem do elenco para a participação na Série A3, certame que o clube alvinegro jogaria antes do chamado.
Único representante do Estado no campeonato, o Ceará se reapresentou na última segunda-feira, 26, com a realização de exames laboratoriais e cardiológicos, além de avaliações físicas e nutricionais. A partir de segunda-feira, 2, o grupo de atletas inicia os trabalhos com foco na disputa da Série A2 de 2026.
Eliminado na terceira fase e dono da sétima melhor campanha da Série A3 em 2025, o time de Porangabuçu retornou após a vaga ser aberta pela desistência do Avaí/Kindermann, de Santa Catarina. A definição para o preenchimento de vagas seguiu critério esportivo: Atlético-PI, Vila Nova, Doce Mel e Itabirito garantiram o acesso em campo, enquanto UDA e Pérolas Negras herdaram vagas após desistências na Série A1 de Real Brasília e Fortaleza.
A competição tem início previsto para o dia 14 de março. Além da Série A2, as Alvinegras disputarão na temporada de 2026 a Copa do Brasil e o Campeonato Cearense.
Leia mais
-
Elena Rybakina vence Aryna Sabalenka e conquista título do Australian Open
-
Supercopas Rede Cuca 2026 começa nesta sexta e reúne 1.500 jovens atletas em Fortaleza
-
Norde Vôlei bate rival paraense e segue na cola do líder na Superliga B
-
Com largada em Aracati, Rally Cerapió 2026 inicia trajeto de mil km
-
Clubes nordestinos celebram indicações de "O Agente Secreto" ao Oscar
O Vovô receberá da CBF uma cota de R$ 360 mil pela participação na segundona feminina. Além disso, a entidade arcará com as despesas de logística, como transporte, hospedagem e alimentação para delegações de até 30 pessoas, para que o clube alencarino dispute o torneio nacional.
Para 2026, houve mudança no formato de disputa da segunda divisão, que, diferentemente dos anos anteriores, passará a ser jogada em turno único, assim como a Série A1. As oito melhores equipes da competição avançam para o mata-mata, que será disputado em jogos de ida e volta, com os semifinalistas garantindo vaga na primeira divisão feminina de 2027.