Evento de downwind no Ceará, Molokabra terá prova inédita de 35 quilômetros

O Sistema de Gestão de Segurança (SGS) e detalhes das competições foi apresentado pela organização do evento nesta terça-feira, 12

18:20 | Ago. 12, 2025

Por: João Bosco Neto
A competição reunirá mais de 400 atletas de 11 países em travessias oceânicas entre Fortaleza e a Praia do Cumbuco, em Caucaia (CE) (foto: divulgação)

O litoral cearense receberá, entre os dias 22 e 31 de agosto de 2025, a 7ª edição do Molokabra, maior evento de downwind da América Latina. O evento possui modalidades como canoa havaiana, surfski, stand up paddle (SUP), SUP Foil e paddleboard, nas categorias masculina, feminina e mista. O principal atrativo desta edição será uma prova inédita de 35 quilômetros (km), a maior do circuito, nas modalidades à vela.

Daniel Azevedo, presidente da Confederação Brasileira de Vela, afirma que o percurso do kitesurf foi inspirado na orla fortalezense, com largada na Praia do Cofeco e chegada na Barra do Ceará. Segundo ele, o trajeto tem um recorde de 50 minutos, mas pode ser completado em até duas horas, dependendo do praticante.

Além dela, permanece o tradicional percurso de 32 quilômetros (km) — entre a praia do Mucuripe até a praia do Cumbuco, em Caucaia — contemplará as categorias SUP, VA'A (canoa), paddleboard, surfski e SUP Foil.

As provas de remo e canoagem serão realizadas nos dias 23, 25, 27 e 29 de agosto, enquanto já as competições de kitesurf, parawing, kite foil e wing foil encerrarão o evento no dia 31 de agosto. As competições na modalidade à vela serão válidas para o Campeonato Cearense de Downwind.

Para Alexandre Nogueira, presidente da ASUPCE, idealizador e organizador do evento, o circuito é altamente favorável para os praticantes, devido às ótimas condições de vento.

“Nos trajetos entre Cofeco e Barra e entre a Praia do Mucuripe e o Cumbuco, o vento é bem forte e traz as melhores condições para os atletas. Somado à ondulação característica do nosso litoral, isso gera uma combinação perfeita para o downwind”, complementou.

Trajeto reduzido

Aos atletas novatos, será oferecida a opção de um circuito com 12 km, saindo do Mucuripe e chegando à Barra do Ceará. A prova terá início na Escola Na Onda SUP e encerramento na barraca Vila do Kite, ambas em Fortaleza.

Os locais de prova abrem por volta das 8h, e os horários das competições podem variar conforme as condições climáticas. A organização reforça que todas as atividades devem começar antes das 11h30, para terminarem ainda com luz do dia.

Segurança

Nesta terça-feira (12), a Associação de Stand Up Paddle do Ceará (ASUPCE) apresentou, na Capitania dos Portos do Ceará — Marinha do Brasil, o Sistema de Gestão de Segurança (SGS) e detalhes das competições.

O evento contará com ampla estrutura de segurança para os atletas, incluindo ambulâncias com UTIs móveis, equipes de resgate especializadas, pontos de apoio ao longo dos percursos e suporte completo em terra e no mar, garantindo monitoramento constante durante as provas.

Inscrições e espectadores

As inscrições para as modalidades à vela já estão abertas para um circuito inédito de mais de 35 km e 100% realizado em Fortaleza, entre a Praia do Cofeco e a Barra do Ceará. As inscrições podem ser feitas pelo link disponível na bio do perfil oficial @molokabra, no Instagram.

O público poderá acompanhar gratuitamente as largadas e chegadas. No dia 30 de agosto, na Praia do Cumbuco, em frente ao Hotel Windtown, o encerramento e a premiação das provas de remo e canoagem contarão com a apresentação de um DJ, garantindo música e animação.

Já no dia 31 de agosto, será a vez exclusiva das modalidades à vela, com largada na Praia do Cofeco e chegada na Barra do Ceará.

 

Com informações de Levi Lima