Professoras viajam 126 km para participar de corrida de rua em Fortaleza

Dupla participou da quarta prova na Capital, mas destaca a chegada das corridas de rua também no Interior. Corrida teve percursos de cinco e dez quilômetros

19:07 | Jul. 13, 2025

Por: Kleber Carvalho
Solângela Sousa e Neuzinha Lima de Paula participaram da Blue Run 2025, realizada neste domingo, 13, em Fortaleza (foto: Lucas Mota/O POVO)

Com um mercado crescente de corridas de rua, Fortaleza tem atraído participantes de diferentes regiões do Ceará para a prática da modalidade em provas pelas suas praias paradisíacas. Entre estas estão as professoras Solângela Sousa e Neuzinha de Paula, que vieram do município de Trairi, distante 126 quilômetros (km) de Capital, para participar da Blue Run 2025, realizada neste domingo, na avenida Beira-Mar.

O longo percurso na estrada antecedeu os dez quilômetros de corrida enfrentados pela dupla durante esta manhã, no circuito mais longo da prova. O objetivo, inclusive, era correr apenas os primeiros 5 km, iniciados no Aterro da Praia de Iracema, mas o pique foi tamanho, que as professoras decidiram concluir também a segunda metade do circuito.

“Menino, a sensação de você ser corredor é muito boa, né? Eu me inscrevi nos cinco e acabei correndo os dez. Segui a turma”, conta Neuzinha, que tem a corrida de rua como esporte há cinco anos.

No caso de Solângela, a trajetória é ainda maior, com quase dez anos entre idas e vindas. Os primeiros piques foram dados em 2015, após o incentivo de uma amiga. Sem firmar a prática na rotina, ela parou e recomeçou a correr diversas vezes nos últimos anos, mas conta estar firme na modalidade desde 2023.

“Comecei a correr em 2015, mas às vezes eu paro, retorno… na pandemia dei uma parada. Está com uns dois anos que eu voltei a correr. Sempre pratiquei esporte. Jogava handebol, futsal… aí em 2015 uma amiga me apresentou a corrida e de lá pra cá eu venho correndo”, afirma.

Esta foi a quarta prova disputada pela dupla na Capital, mesmo com a distância de quase 130 km de casa. Ambas, entretanto, ressaltam o crescimento da modalidade também no interior do Estado e projetam mais eventos como a Blue Run também nos municípios fora da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

“Daqui de Fortaleza já vim (a) umas quatro. A gente está correndo mais na faixa do Interior, porque tem muita corrida também. Agora começou”, conta Neuzinha.

A Blue Run foi realizada neste domingo, em percurso na Beira-Mar de Fortaleza. Os participantes puderam escolher entre circuitos de dez e cinco quilômetros, que começavam no Aterro da Praia de Iracema e passavam por pontos turísticos como os espigões da orla alencarina, o Mercado dos Peixes e o Jardim Japonês.