Jogos Pan-Americanos: conheça Larissa Oliveira, maior medalhista do Brasil
Com a estreia dos jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, saiba quem é Larissa Oliveira, a atleta do Brasil com mais conquistas de medalhas na competição
Atleta do Brasil com mais conquistas de medalhas nos Jogos Pan-Americanos, Larissa Oliveira foi nadadora durante 15 anos. Já aposentada, ela participou de apenas dois Jogos Pan-Americanos, 2015 e 2019, mas é atualmente a mulher com mais medalhas durante os jogos, com 10.
Com um ouro, três pratas e seis bronzes, ela está empatada com a ginasta Daniele Hypólito, que também tem dez pódios, com três pratas e sete bronzes.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Além do destaque em 'Pans', Larissa participou dos Jogos Olímpicos. Ela esteve presente nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, e de 2021, em Tóquio. Foi uma das principais especialistas nas provas de 100m e 200m livre.
Boxeador Luiz Oliveira 'Bolinha' vence na estreia no Pan de Santiago; VEJA
Larissa Oliveira: participações nos Jogos Pan-Americanos
Larissa é natural de Juiz de Fora, MG, e tem apenas 30 anos, mas sua carreira na natação é longa. Ela disputa mundiais desde os 19 anos, quando estreou no Campeonato Mundial de Natação em Piscina Curta de 2012, em Istambul, Turquia. No entanto, seus principais destaques foram nos Jogos Pan-Americanos de 2015 e 2019.
As conquistas da nadadora em Jogos Pan-Americanos vieram nas edições de 2015, em Toronto, Canadá, e 2019, em Lima, Peru. Ela conquistou ouro no revezamento 4x100m misto, além de prata no 4x100m livre e 4x100m livre misto em 2019, e 4x200m em 2015. Os bronzes vieram nos 100m, 200m livre, 4x200m e 4x100m medley em 2019, e no 4x100m livre e 4x100m medley em 2015.
Ela se tornou, junto com Daniele Hypólito, a mulher com mais conquistas de medalhas durante os Jogos Pan-Americanos.
Brasil surpreende e bate Venezuela na estreia no beisebol no Pan; CONFIRA
Larissa Oliveira: participações nas Olimpíadas
Ela participou de dois Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, em 2016, e em 2021, em Tóquio. No entanto, não teve o mesmo prestígio que teve no Pan e acabou encerrando sua carreira olímpica sem medalhas.
Larissa Oliveira: Aposentadoria
No final de 2022, em uma postagem em sua rede social, Larissa Oliveira anunciou sua aposentadoria da carreira de atleta. Na época, com 29 anos, ela relatou ser bastante grata por todos os momentos de glória em sua carreira.
“Chegou minha hora do adeus. Quando tomei essa decisão, fiquei dias e dias pensando se deveria ou não vir escrever algo e me declarar publicamente aposentada do alto rendimento. E foram nesses últimos meses de decisão tomada que comecei a perceber a minha importância na natação, o quanto minha palavra incentiva, as minhas ações influenciam e o tamanho da troca de carinho e conhecimento que tinha com meus companheiros de equipe e treinadores. Eu sempre nadei por mim, através dos meus objetivos e conquistas exclusivamente por mim, por almejar, querer e sonhar grande", se despediu em seu Instagram.
Jogos Pan-Americanos 2023: abertura
A cerimônia que dará início aos Jogos Pan-Americanos de Santiago terá início às 20h (horário de Brasília) de sexta (20), no Estádio Nacional do Chile.
Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-Americanos: onde assistir e horário
- Horário: às 20h (horário de Brasília)
- Local: no Estádio Nacional do Chile, em Santiago
- Onde assistir: Canal Olímpico do Brasil e na Cazé TV (YouTube)
São Paulo anuncia candidatura a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031; SAIBA MAIS
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente