PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Jurgen Klopp se torna primeiro técnico alemão a conquistar Premier League

Após conquistar o título, alemão pode estabelecer recordes na Premier League, visto que ainda faltam sete rodadas para o término

Victor Hugo Pinheiro
18:24 | 26/06/2020
Em quase cinco anos de Liverpool, conquistou quatro títulos comandando a equipe (Foto: AFP)
Em quase cinco anos de Liverpool, conquistou quatro títulos comandando a equipe (Foto: AFP)

Em 28 anos de existência da Premier League - iniciada em 1992 - técnicos de diversas nacionalidades tiveram a honra de conquistar o campeonato nacional mais acompanhado do mundo. Entretanto, a Alemanha, que tem tradição de formar treinadores renomados, nunca havia tido um vencedor do certame. O tabu chegou ao fim na última quinta-feira, 25, com Jurgen Klopp. Após o comandante do Liverpool deixar a taça escapar na última temporada 18/19, este ano conseguiu o colocar o seu nome na galeria dos campões.

O papel de Klopp é fundamental para os Reds, afinal, foi o responsável por quebrar um tabu de 30 anos sem a equipe conquistar o Campeonato Inglês. O título veio em grande estilo, com uma campanha beirando a perfeição e garantido com sete rodadas de antecedência. Em 31 rodadas, o time venceu 28, empatou duas e saiu de campo derrotado apenas uma vez, quando perdeu do Watford por 3 a 0.

Contratado no início da temporada 2015/16, o alemão chegou com a missão de colocar o Liverpool de volta ao protagonismo, após uma sequência de anos marcados por campanhas pouco relevantes. Em 17/18, conseguiu surpreender rivais mais com elencos mais qualificados e chegou até à final da Liga dos Campeões, onde foi derrotado pelo Real Madrid. 

Após o vice do torneio continental, a falta de títulos ficou no passado. Na temporada 18/19, os Reds foram campeões da Europa, ao derrotar o Tottenham na decisão. A jornada de títulos permanece, afinal, o time conquistou a Supercopa da Uefa, Mundial de Clubes e, agora, a tão sonhada Premier League. Em pouco mais de um ano, são quatro taças na galeria de Anfield Road.

Klopp tem contrato garantido com o Liverpool até os próximos anos, o que pode significar mais títulos para o clube e, conseqüentemente, aumentar o legado do alemão no clube inglês. Um fato já está garantido: o treinar tem seu nome cravado na história dos Reds.