Fortaleza fez acordos de rescisão com atletas visando equilíbrio financeiro; entenda
Distratos serão quitados de maneira parcelada, em períodos previamente estabelecidos, com valores que não comprometam os cofres leoninos
Em plena reformulação após o rebaixamento à Série B, o Fortaleza precisou negociar jogadores para se adequar ao novo cenário financeiro. Neste início de temporada, o Tricolor do Pici acertou as saídas de Deyverson, Lucero, Zé Welison, entre outros nomes. Conforme informado pelo próprio clube, grande parte dessas movimentações ocorreu por meio de rescisões contratuais.
Nas tratativas, a diretoria leonina precisou costurar acordos para convencer os estafes dos atletas - especialmente os de salários mais elevados - com pagamentos a prazo e de forma financeiramente gerenciável, apurou o Esportes O POVO. Ou seja, os distratos serão quitados de maneira parcelada, em períodos previamente estabelecidos, com valores que não comprometam os cofres leoninos.
Inicialmente, a ideia do departamento de futebol era negociar os jogadores mediante compensações financeiras - como ocorreu nos casos de Breno Lopes e Herrera -, mas o plano não se mostrou viável em algumas situações. Após avaliar o mercado, a cúpula tricolor entendeu que determinados atletas não se apresentavam como ativos com potencial de venda, seja pelo alto salário ou pela idade avançada. Além disso, mantê-los no elenco representaria um custo superior ao fechamento de acordos de rescisão.
Conforme noticiou o Esportes O POVO ainda em janeiro, Deyverson foi um dos atletas em que o Leão encontrou maior dificuldade em negociar com outros clubes. Agora na LDU, do Equador, o atacante também acertou com o Tricolor o recebimento parcelado de valores pendentes e da multa rescisória. O jogador, somando salário, luvas e direitos de imagem, era dono dos maiores vencimentos do elenco. Ele tinha contrato até o fim de 2026.
Jogadores que deixaram o Fortaleza em 2026:
- Breno Lopes – Vendido ao Coritiba (R$ 17 milhões)
- Matheus Pereira – Emprestado ao Corinthians
- Yeison Guzmán – Emprestado ao América de Cali-COL
- Allanzinho – Emprestado ao Atlético-GO
- Lucero – Rescisão
- Martínez – Rescisão
- Zé Welison – Rescisão
- Benevenuto – Rescisão
- Bruno Pacheco – Rescisão
- Deyverson - Rescisão
- Tinga – Rescisão
- Pikachu – Fim de contrato
- Marinho – Fim de contrato
- Gastón Ávila – Fim de empréstimo
- Mancuso - Emprestado ao Estudiantes-ARG
- Pablo Roberto – Emprestado ao Juventude
- Kauan - Emprestado ao Athletic Club-MG
- Tucu Herrera – Vendido ao RB Bragantino (R$ 25 milhões)