Paiva utilizou 29 atletas diferentes em dez jogos comandando o Fortaleza
Nesses dez jogos, em nenhuma vez Paiva conseguiu repetir sua escalação inicial
Desde que assumiu o comando técnico do Fortaleza, Renato Paiva ainda não conseguiu repetir uma escalação titular. Em dez jogos à frente do Tricolor do Pici, o técnico lusitano levou a campo 29 atletas diferentes, sendo que somente Pierre — que estreou pelo Leão ao sair do banco na derrota para o Internacional, na noite deste domingo, 31 — não foi titular em nenhuma das partidas.
Com essa alta rotatividade, alguns poucos nomes atuam com mais frequência por diferentes motivos. A peça principal do técnico português — ao menos aquela mais vezes escolhida como titular — é o volante Lucas Sasha.
O meio-campista foi escalado entre os onze iniciais em nove das dez partidas do comandante leonino. A única exceção ocorreu justamente na última partida do Tricolor, quando o camisa 88 figurou na lista do Departamento Médico para tratar um edema muscular na panturrilha direita.
Quem também atuou em nove partidas foi o meia Lucca Prior e os atacantes Breno Lopes e Adam Bareiro. O jovem meio-campista esteve em campo desde os primeiros minutos em sete ocasiões, entrando como substituto em duas partidas.
Já o experiente ponta foi o segundo atleta mais vezes escolhido entre os titulares (8), tendo sido acionado com a partida em andamento em uma ocasião. Em contrapartida, o centroavante paraguaio foi o atleta de Paiva que mais vezes entrou em campo após iniciar no banco de reservas: foram nove partidas disputadas, sendo somente uma como titular.
Apesar da alta rotatividade, em três ocasiões Paiva não conseguiu repetir sua escalação devido a uma única alteração na equipe titular. Esses dados evidenciam a dificuldade do treinador em encontrar uma base consolidada para o time, reflexo tanto das circunstâncias do elenco quanto da busca por soluções diante da fase conturbada que o Fortaleza atravessa na Série A.
Veja abaixo quais jogadores do Fortaleza atuaram nesse período:
- Lucas Sasha – 9 titular + 0 reserva = 9 jogos
- Bareiro – 1 + 8 = 9 jogos
- Breno Lopes – 8 + 1 = 9 jogos
- Lucca Prior – 7 + 2 = 9 jogos
- Gastón Ávila – 7 + 1 = 8 jogos
- Herrera – 3 + 5 = 8 jogos
- Matheus Pereira – 7 + 0 = 7 jogos
- Lucero – 3 + 4 = 7 jogos
- Pikachu – 1 + 6 = 7 jogos
- Eros Mancuso – 6 + 1 = 7 jogos
- Marinho – 5 + 1 = 6 jogos
- Deyverson – 5 + 1 = 6 jogos
- Kuscevic – 6 + 0 = 6 jogos
- Hélton Leite – 5 + 0 = 5 jogos
- Diogo Barbosa – 4 + 1 = 5 jogos
- Rossetto – 2 + 3 = 5 jogos
- Brítez – 4 + 1 = 5 jogos
- Allanzinho – 1 + 3 = 4 jogos
- Bruno Pacheco – 4 + 0 = 4 jogos
- Tinga – 3 + 1 = 4 jogos
- Pochettino – 3 + 1 = 4 jogos
- Martínez – 1 + 3 = 4 jogos
- Kervin – 1 + 2 = 3 jogos
- Magrão – 3 + 0 = 3 jogos
- Weverson – 2 + 1 = 3 jogos
- Vinicius Silvestre – 2 + 0 = 2 jogos
- Zé Welison – 1 + 1 = 2 jogos
- Pablo – 1 + 1 = 2 jogos
- Pierre – 0 + 1 = 1 jogo