Fortaleza enfrenta o Palmeiras no Castelão buscando recuperação na Série A

Lanterna, o Tricolor vem de duas derrotas consecutivas no torneio e precisa vencer o Verdão para amenizar a situação complicada na tabela

Após a eliminação na Copa Libertadores, pela qual protagonizou uma campanha histórica, o Fortaleza volta à realidade na Série A com um único objetivo: embalar no campeonato para deixar a zona de rebaixamento. O primeiro desafio nesta sequência decisiva no Brasileirão será o Palmeiras, líder do torneio e atual bicampeão continental. O confronto acontece às 18 horas deste domingo, 10, na Arena Castelão, pela 16ª rodada.

Restando 23 jogos, o time comandado por Vojvoda está na lanterna do certame com apenas 10 pontos conquistados em 15 confrontos, o que representa um aproveitamento de 22%. Para escapar do Z-4, o escrete vermelho-azul-e-branco terá que vencer pelo menos 11 embates e conquistar dois empates para alcançar o número “mágico” de 45 pontos, que costuma garantir a permanência na elite nacional — ou seja, desempenho de 51%.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Triunfar diante do Palmeiras, portanto, torna-se essencial para o início da reabilitação no torneio, mas a missão não será fácil. A equipe paulista deixou o campo derrotada em somente cinco ocasiões nesta temporada: contra o Chelsea, no Mundial, São Paulo, no primeiro jogo da final do Paulistão e no duelo de ida das oitavas da Copa do Brasil, e para o Ceará e Athletico-PR na Série A.

O retrospecto recente de confrontos entre as equipes é favorável ao Leão. Em 2021, ano em que o time cearense figurou entre os quatro melhores do campeonato, o Fortaleza superou o Verdão nos dois jogos. No primeiro turno, vitória emblemática por 3 a 2 em pleno Allianz Parque, enquanto que no Castelão, triunfo por 1 a 0.

Para a partida, o treinador Vojvoda não poderá contar com alguns atletas. o ala-esquerdo Juninho Capixaba e o volante Ronald, cumprem suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. Tinga, Landázuri e Robson, lesionados, também desfalcam o Tricolor, assim como Lucas Lima, que não poderá entrar em campo devido a uma cláusula no contrato de empréstimo entre Palmeiras e Fortaleza.

O jogo, além de toda importância natural, também marcará a despedida de Yago Pikachu, que aceitou a proposta do Shimizu S-Pulse e deve deixar o Pici nos próximos dias. Principal jogador do time no ano, o ala-direito é artilheiro do Leão com 17 gols, além de ser responsável por oito assistências, desempenho que o torna peça chave no esquema tático de Vojvoda. 

Segundo informação do jornalista Venê Casagrande, a equipe japonesa ofereceu mais que o dobro do salário que o atleta recebe, mas ainda não realizou o pagamento da multa rescisória avaliada em US$ 1 milhão, cerca de R$ 5,2 milhões. A janela de transferências do futebol japonês abre na segunda-feira, 11.

O Palmeiras também terá desfalques. Marcos Rocha, Rafael Navarro, Gabriel Veron e Jorge estão fora da partida. Mesmo com o jogo decisivo contra o São Paulo no meio da próxima semana, pela Copa do Brasil, o treinador Abel Ferreira deve ir a campo diante do Fortaleza com o time titular, já que pode perder a liderança em caso de derrota.

Fortaleza x Palmeiras

Fortaleza
3-5-2: Boeck; Ceballos, Titi e Benevenuto; Romarinho (Pikachu), Felipe, Hércules, Vargas e Crispim; Moisés e Romero. Técnico: Vojvoda.

Palmeiras
4-3-3: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Gustavo Scarpa; Dudu, Wesley e Rony. Técnico: Abel Ferreira

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Horário e data: domingo, 10, às 18 horas
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO) - FIFA
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) - FIFA e Bruno Boschilia (PR) - FIFA
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Transmissão: Rádio O POVO CBN e Premiere

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fortaleza time futebol palmeiras time futebol fortaleza x palmeiras fortaleza palmeiras série a brasileirão 2022 escalação fortaleza x palmeiras desfalques fortaleza x palmeiras ficha técnica fortaleza x palmeiras transmissão fortaleza x palmeiras

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar