Fortaleza: os desafios após a eliminação da Libertadores

O Tricolor vive situação complicada na Série A do Brasileirão, mas o cenário na Copa do Brasil é positivo

O Fortaleza protagonizou uma campanha histórica na Copa Libertadores ao conquistar o segundo lugar na fase de grupos e garantir a classificação às oitavas de final. A trajetória do clube no torneio continental, entretanto, foi encerrada na última quinta-feira, 7, e o foco do escrete vermelho-azul-e-branco agora passa a ser os desafios que o restante da temporada reservam, principalmente na Série A, pela qual o clube vive situação complicada.

Na lanterna do Brasileirão, o Tricolor do Pici somou somente 10 pontos em 15 rodadas, o que representa um desempenho de 22%. Restando 23 jogos para o término da competição, o time comandado por Vojvoda terá que vencer pelo menos 11 confrontos e conquistar dois empates, ou seja, 51% de aproveitamento neste recorte de jogos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Desta forma, o Leão alcançaria o número mágico de 45 pontos, marca que costuma garantir a permanência na elite. A projeção, entretanto, pode variar, tanto para mais como para menos. Em 2009, por exemplo, o Coritiba caiu para a Série B com 45 pontos, enquanto que em 2019 o Ceará escapou somando 39 — o Cruzeiro neste ano foi rebaixado em 17º com 36.

A dificuldade em embalar no certame nacional é um reflexo das limitações apresentadas pela equipe dentro de campo, e isso é um processo que envolve vários setores, desde Vojvoda até a pouca produção de jogadores importantes. Ofensivamente, o time não tem conseguido ser eficiente, figurando como o terceiro pior ataque, com 13 gols marcados. Na defesa, o excesso de erros em momentos cruciais do jogo foram responsáveis por diversos resultados negativos.

Reforçar o plantel tem sido a prioridade da diretoria tricolor. Até o momento, quatro novos atletas foram anunciados: o atacante Thiago Galhardo, o volante Lucas Sasha, o meia Otero e o zagueiro Emanuel Brítez. A expectativa é de que mais nomes cheguem ao Pici durante a janela de transferências, que inicia em 18 de julho. A missão de Vojvoda, portanto, será ajustar o time e extrair o máximo — individual e coletivamente —, assim como conseguiu na última temporada.

Além da Série A, o Fortaleza tem a Copa do Brasil. Neste campeonato, o cenário é positivo. O Leão venceu o jogo de ida válido pelas oitavas de final contra o Ceará por 2 a 0, e pode perder por até um gol de diferença no segundo embate entre os times, que acontecerá na próxima quarta-feira, 13, às 20 horas. Uma eventual classificação será importante não só financeiramente, já que avançar significa receber um prêmio de R$ 3,9 milhões, mas também para elevar a confiança.

No domingo, 10, diante do apoio dos torcedores no Castelão, o Leão terá o seu primeiro desafio após a Libertadores, e não deverá ser fácil: o Palmeiras, líder do Campeonato Brasileiro e atual bicampeão continental.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar