Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Wellington Paulista minimiza oscilação do Fortaleza, mas prega necessidade de vitória contra o Galo

Centroavante tricolor destacou que o momento já era esperado, mas que o Leão oscilou pontuando. Para voltar a vencer diante do Atlético-MG, treinamento na semana foi bastante intenso
18:59 | Set. 10, 2021
Autor Brenno Rebouças
Foto do autor
Brenno Rebouças Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Não há dúvida que o elenco do Fortaleza só pensa em voltar a vencer após o jejum de cinco partidas (incluindo uma pela Copa do Brasil), mas o atacante Wellington Paulista garante que o momento não causa nenhum efeito a mais no elenco tricolor, que já esperava uma oscilação.

"Não assusta, porque a gente sabia que uma hora a oscilação ia chegar. Para nós não atrapalha muito porque temos que pensar jogo a jogo. A gente perdeu um jogo e já treina pensando no próximo. A mesma coisa quando ganha", disse, em coletiva.

O centroavante destacou, no entanto, que mesmo no momento de baixa, o Tricolor continuou pontuando e que isso foi importante. "A gente conseguiu não oscilar tão mal assim, porque a gente mais empatou que perdeu. Oscilamos pontuando e isso é uma coisa boa, mas espero que a gente consiga retomar as vitórias o mais rápido possível para que a gente possa sonhar com coisas maiores", afirmou.

Pela frente, porém, o Leão tem o Atlético-MG, líder da Série A, domingo, 12, no Castelão. Ciente da dificuldade do adversário, os trabalhos da semana no Pici foram fortes. “O treino foi muito intenso essa semana para que a gente pudesse jogar com um time de muita qualidade, que melhorou bastante desde o primeiro jogo contra nós. Então a gente sabe que vai ser um jogo muito complicado, muito difícil, mas temos que ir em busca da vitória para continuar somando no campeonato", prega.

Como mandante, o Fortaleza segue invicto na Série A e Wellington Paulista acredita que o time precisa usar da força que tem jogando em casa para voltar a triunfar. Com o gramado do Castelão em melhores condições, segundo a Sejuv, o camisa 9 do Tricolor entende que o time desempenhará um futebol de mais qualidade.

"A gente vinha reclamando muito da grama do estádio, agora com a melhora a gente acaba tendo mais qualidade para o jogo, marcando melhor, jogando melhor. Temos coisas boas para apresentar dentro do nosso campo de jogo, ainda mais aqui no Castelão, que nós estamos muito mais adaptados que as equipes que vêm jogar contra nós. Que a gente possa fazer um grande jogo e sair com a vitória", disse.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Lima cita mudanças no Ceará com Tiago Nunes; meia-atacante nunca enfrentou o Grêmio

Coletiva
16:41 | Set. 10, 2021
Autor Brenno Rebouças
Foto do autor
Brenno Rebouças Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Tiago Nunes utilizou a manhã desta sexta-feira, 10, para comandar o penúltimo treino do Ceará antes da partida contra o Grêmio, que marcará a estreia dele como técnico do Vovô. No fim da tarde, a delegação alvinegra seguirá para Porto Alegre, onde ainda fará um último trabalho no CT do Internacional, na manhã de sábado.

Depois do último trabalho em solo cearense antes do embarque, o meia-atacante Lima foi para a coletiva, garantiu que os nove dias de trabalho até aqui foram bem utilizados e que o elenco conseguiu assimilar bem as ideias do novo comandante. "Nesses dias aí já deu pra implantar bem o que ele quer, deu pra entender as modificações que ele deseja dentro de campo”, disse.

Questionado sobre o que o torcedor pode esperar ver de diferente no estilo de jogo do Vovô, o jogador citou o gosto pela posse da bola, uma saída mais qualificada, mas esclarece também que os pontos fortes que a equipe apresentava quando treinada por Guto Ferreira permanecem.

"Tiago gosta muito do toque de bola, mas falou que a gente não podia perder o que tinha de bom, que é nossa marcação forte, nossa transição. Ele só implantou algumas coisas, a saída de bola, ficar mais com ela. Nos jogos aí vocês vão acabar vendo a diferença, tivemos duas semanas muito importantes com ele pra adquirir novos hábitos. Foram mais as questões de saída de bola, ter mais opções de passe, creio que deu uma evoluída grande e a gente espera fazer isso na partida", avalia.

Apesar dos muitos testes que o novo treinador fez nos últimos dias, Lima revelou que vem treinando mais pelos lados, mas avisou que se prontificou junto a Nunes para jogar centralizado, se o comandante precisar. "No momento estou treinando pelas beiradas, um dia na esquerda, outro dia na direita. No meio temos o Jorginho e o Vina, dois grandes jogadores, mas se um dia ele optar que eu jogue por dentro, já estou adaptado", disse.

Inédito

O jogo contra o Imortal, domingo, 12, às 11 horas, na Arena do Grêmio, não será especial apenas para Tiago Nunes. Cria da base gremista, Lima enfrentará seu ex-clube pela primeira vez. Afetividade à parte, o jogador deixa claro que agora veste outra camisa e tem compromisso em trazer três pontos para Porangabuçu.

"Primeira vez que eu vou enfrentar (o Grêmio), das outras vezes não tive a oportunidade por questão de contrato e no primeiro turno estava voltando de lesão, então é especial sim. Vou reencontrar os velhos amigos, voltar à Arena sempre é muito bom, então é uma emoção muito grande, mas hoje estou defendendo o Ceará e vou dar meu máximo para conquistar a vitória", avisa.

Após utilizar a maior parte do período que teve sem jogos para implantar seu estilo de jogo, Tiago Nunes começou a focar o Grêmio no treino desta manhã, mostrando os pontos exploráveis da equipe gaúcha. Em Porto Alegre, Nunes vai finalizar a estratégia para encarar o adversário.

"A gente já viu no vídeo alguns erros que eles têm. O Tiago já passou para a gente algumas marcações individuais que eles fazem, então estamos bem aptos ao que vamos fazer na partida. Ele (o treinador) deixou bem claro os pontos fracos deles hoje e amanhã (sábado) o professor vai passar mais algumas coisas, então estamos bem tranquilo para ir lá e buscar os três pontos", finalizou Lima.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Clubes e FCF atualizam protocolo, e Estado planeja debater volta do público aos estádios

Arena Castelão
13:55 | Set. 10, 2021
Autor Afonso Ribeiro
Foto do autor
Afonso Ribeiro Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Na próxima semana, o Governo do Estado receberá uma versão atualizada do protocolo elaborado por Ceará, Fortaleza e Federação Cearense de Futebol (FCF) e deverá debater a volta do público aos estádios de futebol na reunião semanal do Comitê de enfrentamento à pandemia de Covid-19, geralmente realizada às sextas-feiras, apurou o Esportes O POVO.

O protocolo para a autorização da presença de torcedores nos jogos foi finalizado no início de agosto e encaminhado à gestão estadual, que não se manifestou desde então. Os clubes e a entidade máxima do futebol local pedem liberação de 40% de público na Arena Castelão obedecendo os requisitos de imunização completa pela vacina (duas doses ou dose única, no caso da Janssen) ou teste PCR para Covid-19 em até 48 horas antes da partida.

Durante este período, representantes dos clubes estiveram em outras arenas do país que receberam torcedores para acompanhar os procedimentos e a logística. Dirigentes do Vovô e um representante da FCF viram um jogo do Flamengo-RJ no Mané Garrincha, em Brasília. Já um duelo do Atlético-MG no Mineirão, em Belo Horizonte, teve a presença de alvinegros e tricolores.

Após a observação de outras experiências e da divulgação do protocolo criado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ceará, Fortaleza e Federação atualizarão o documento com novas informações a pedido da Casa Civil do Estado para que o tema seja debatido no encontro do Comitê na próxima semana - provavelmente no dia 17 -, apurou o Esportes O POVO.

Na última quarta-feira, 8, a CBF reuniu 19 clubes da Série A para debater a volta imediata do público aos jogos - o Flamengo-RJ não participou. De forma unânime, as equipes decidiram permitir a liberação de torcedores em partidas da competição apenas quando houver autorização em todas as cidades dos participantes.

Um novo encontro ficou agendado para o próximo dia 28 para reavaliar o cenário e retomar o debate do tema em relação ao segundo turno do Brasileirão. Enquanto isso, clubes e federações se articulam na tentativa de conseguir aval das autoridades nos respectivos Estados.

O presidente da FCF, Mauro Carmélio, já havia detalhado o protocolo e se mostrado confiante pelo aval do Governo. O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, manifestou-se a favor da liberação, e o mandatário do Ceará, Robinson de Castro, pediu um pacto para autorização conjunta para manter a isonomia.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Rival do Fortaleza na Copa do Brasil, São Paulo diz que Daniel Alves não joga mais pelo clube

Camisa 10
13:35 | Set. 10, 2021
Autor Gazeta Esportiva
Foto do autor
Gazeta Esportiva Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após a vitória contra o Peru, nesta quinta-feira, a Seleção Brasileira liberou os jogadores convocados para retornarem aos seus clubes. Na equipe do São Paulo, Miranda e Daniel Alves estavam a serviço do Brasil, contudo, nesta sexta-feira, apenas o zagueiro se reapresentou.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o diretor de futebol Carlos Belmonte, ao lado de Muricy Ramalho, coordenador de futebol, e Rui Costa, executivo de futebol, informou que os representantes do lateral comunicaram ao clube que o jogador não irá retornar ao São Paulo até que as dívidas com o atleta sejam sanadas.

“Dívida essa, que o São Paulo reconhece, tanto que na última semana já fez uma proposta buscando, justamente, o entendimento e o acerto dessa dívida proposta, que não foi aceita pelos representantes do atleta, algo comum. A negociação continuará, envolvendo o departamento jurídico e o departamento financeiro”, disse Belmonte.

A diretoria informou ao técnico Hernán Crespo que Daniel Alves não está mais à disposição para ser relacionado para as partidas da equipe.

“Vale sempre lembrar, que o São Paulo é mais importante do que todos nós. Trabalhos em favor da instituição, ninguém, nenhum de nós inclusive, é maior que o São Paulo Futebol Clube”, finalizou o diretor.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Com terceira posição ameaçada, Fortaleza busca pontuar contra Atlético-MG

11:49 | Set. 10, 2021
Autor Horácio Neto
Foto do autor
Horácio Neto Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Fortaleza entra em campo precisando pontuar para assegurar a terceira posição no Campeonato Brasileiro. Com 33 pontos, o Leão está à frente de Bragantino (4º), com 32, e do Flamengo (5ª), com 31, porém tem mais jogos que as duas equipes. O Tricolor já realizou 19 confrontos, enquanto o Massa Bruta fez 18 e o Rubro-Negro apenas 16. Para garantir a colocação, o time do Pici terá que roubar pontos do líder Atlético-MG no confronto direto no Castelão. 

A boa notícia para o Tricolor é que terá outro embate direto na rodada, o confronto entre o Palmeiras (2º) contra o Flamengo (5º). Em caso de derrota do Palestra e uma vitória do Leão diante do Galo, os cearenses chegariam aos 36 pontos e passariam o Alviverde, que tem 35. Caso o revés ocorra do lado Rubro-Negro, não seria ruim para o Fortaleza, já que os cariocas se manteriam com 31 e não ameaçariam a terceira posição.

Se por um lado haverá um difícil confronto entre segundo e quinto colocados, o Bragantino, quarto lugar, entrará em campo com grande favoritismo na partida contra a Chapecoense, lanterna da Série A. Apesar do Massa Bruta não ser um dos melhores mandantes, conquistando apenas 12 pontos em seus domínios, a equipe do interior paulista vai enfrentar o pior visitante do Brasileirão e, ao lado do Ceará, os únicos times que não venceram fora de casa.

Outro ponto que dificulta esperar algum resultado negativo para o clube de Bragança é o encontro do segundo melhor ataque (29) - empatado com o Palmeiras - com a segunda defesa mais vazada (31).

O confronto direto entre o Rubro-Negro e o Alviverde e o favoritismo do Bragantino tornam os pontos da partida contra o Atlético-MG ainda mais importante para o Fortaleza. Em busca de recuperação no Campeonato Brasileiro após quatro jogos sem vencer, o Leão defenderá a invencibilidade na Arena Castelão e o bom retrospecto contra o G-6 como armas para encarar o Galo no domingo, 12, às 16 horas, pela 20ª rodada da Série A.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Sejuv garante Castelão preparado para voltar a receber partidas de futebol

Após descanso
21:23 | Set. 09, 2021
Autor Brenno Rebouças
Foto do autor
Brenno Rebouças Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Sem receber jogos oficiais desde o dia 30 de agosto, o gramado do Castelão, além do descanso, vem recebendo trabalhos específicos de manutenção e segundo a Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv), que gere a praça esportiva, está pronto para o retorno das partidas de futebol.

Nos últimos dez dias, segundo a Sejuv, “o gramado recebeu uma sequência de trabalhos para manter a boa coloração e a densidade. Foram feitos corte vertical, cortes helicoidais mais baixos, descompactação, adubação granulada para nutrição e descanso do gramado. Ainda haverá pulverização foliar por todo o gramado”.

Fotos fornecidas pela secretaria, feitas na última quarta-feira, 8, mostram o campo de jogo com um bom aspecto aparente. O titular da Sejuv, Rogério Pinheiro, afirmou que o “momento de descanso do gramado foi excepcional para um reforço na manutenção do campo e garantir a qualidade”.

Quem primeiro jogará no Castelão após os dias de descanso será o Fortaleza, na partida contra o Atlético-MG, domingo, 12. O volante Matheus Jussa acredita que vai encontrar o “tapete” em boas condições.

"Acho que o que prejudicou mesmo foi o início da temporada, (quando) a maioria dos times do Ceará estavam jogando lá no Castelão [...] Com esse período de doze dias sem jogos, acho que agora houve uma melhora e a gente vai voltar a vencer lá dentro", disse, em coletiva.

Principal praça esportiva de Fortaleza, o Castelão recebeu 60 jogos na temporada 2021 até aqui e estão previstos mais 20 jogos da Série, além de pelo menos mais um jogo da Copa do Brasil.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags