STJD indefere anulação de Vasco x Inter; Fortaleza tem vaga na Série A ratificada

Justiça Desportiva arquivou processo de impugnação iniciado pelo time carioca por entender que não houve erro de direito no lance reclamado. Com isso, classificação final da Série A de 2020 segue do jeito que está. Cruz-Maltino promete recorrer

A investida do Vasco no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para anular a partida contra o Internacional, válida pela 36ª rodada da Série A de 2020, não funcionou. Nesta quinta-feira, 4, o presidente do órgão, Otávio Noronha, indeferiu o pedido de julgamento do Cruz-Maltino. Com isso, o caso está arquivado e o último Campeonato Brasileiro fica como terminou.

Para o presidente do STJD, faltou ao pedido do Vasco a condição exigida pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) para impugnar uma partida, que no caso é o erro de direito. O time carioca reclamava de uma falha do VAR, que não teria apontado posição irregular do atleta Rodrigo Dourado, do Inter, no primeiro gol marcado. O resultado de 2 a 0 a favor do Colorado está mantido.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Com isso, o Fortaleza, primeiro clube fora da zona do rebaixamento ao fim da Série A de 2020 e que correria risco de rebaixamento se o Vasco tivesse nova partida por jogar pelo certame, tem condição de permanência na elite do futebol nacional ratificada.

No despacho, o presidente do STJD diz que “com todas as vênias, na presente hipótese, inexiste qualquer indício, mínimo que seja, a indicar um eventual erro deliberado por parte da arbitragem; chegando, lado outro, a ser impossível supor que a equipe de arbitragem desconheça as regras do jogo relativas à condição de impedimento”. Nesse caso, mesmo que haja um erro, seria de fato e não de direito, o que impede o procedimento de impugnação de uma partida.

A diretoria vascaína tinha ficado animada ao receber os áudios da comunicação entre o VAR e o árbitro de campo referente à partida contra o Internacional. O clube montou um documento com as evidências que acreditava ter de um erro de direito e apresentou ao STJD, que não entendeu da mesma forma.

Insistência 

A diretoria do Vasco emitiu nota oficial lamentando a decisão do STJD e afirmando que vai recorrer e continuará a busca por justiça. A equipe afirma ainda ter sido "disparado o clube com maior decisões desfavoráveis do VAR no Campeonato Brasileiro da Série A de 2020", contabilizando 18. Confira, abaixo, a nota na íntegra:

O Club de Regatas Vasco da Gama lamenta profundamente a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), tomada nesta quinta-feira (04/03), que indeferiu liminarmente o pedido de impugnação da partida contra o Internacional, disputada no dia 14/02/2021, válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2020, pedido este fundamentado no flagrante descumprimento do Regulamento Geral de Competições (RGC) e do Protocolo VAR. Ciente de seus direitos, a diretoria informa que o Vasco recorrerá da decisão e não desistirá da busca por justiça.

O pedido de impugnação foi apresentado ao STJD no dia 16 de fevereiro, na forma do art. 84, II, do Código Brasileiro da Justiça Desportiva. A ação reiterou o compromisso da Diretoria Administrativa do Clube, presidida por Jorge Salgado, em garantir ao Vasco igualdade de condições ao Clube em todas as competições que participa.

A busca pela reparação da injustiça começou imediatamente após a partida, na qual o Vasco sofreu o primeiro gol em claro impedimento, quando enviou ofício assinado pelo presidente Jorge Salgado e solicitou que o documento fosse anexado ao relatório do jogo. No documento, afirmou que “VAR disfuncional não anula gol do Internacional em flagrante impedimento”.

As gravações do VAR daquela partida, disponibilizadas pela CBF, mostram que os operadores da tecnologia desistiram de aguardar a resolução do problema que dificultou o uso da linha de impedimento, muito embora a empresa tenha afirmado que o problema foi solucionado em poucos minutos. Mesmo sem a tecnologia estar funcionando adequadamente, ouve-se o profissional do VAR determinando para o campo a validade do gol na ocasião dizendo “gol legal, gol legal”. O assistente de campo 1 ainda alerta após a decisão: “Deixa só eu fazer um comentário: alertei sobre esse jogador que ele estava em posição. Faz a preventiva e aí evita isso.” O Clube também teve acesso aos áudios do intervalo, que mostram tensão na cabine do VAR em diálogo com a equipe de arbitragem de campo.

O Vasco da Gama foi disparado o clube com maior decisões desfavoráveis do VAR no Campeonato Brasileiro da Série A de 2020. Foram 18 intervenções contrárias. A diretoria não desistirá de lutar para fazer valer os direitos do Clube.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

STJD Vasco da Gama Fortaleza Esporte Clube STJD indefe pedido Vasco Fortaleza vaga ratificada SérieA Processo Vasco SérieA Fortaleza STJD nega impugnação jogo Vasco Série A 2020

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar