Importante na recomposição defensiva, Romarinho tem tido ano pouco efetivo no ataque
O atacante tricolor não marca há 20 jogos no Brasileirão e também não deu nenhuma assistência na competição. Driblador, o jogador têm funções ofensivas e defensivas e ajuda a "quebrar linhas" da zaga adversáriaO Fortaleza tem mostrado dificuldades para balançar as redes nesta edição do Campeonato Brasileiro. A equipe cearense marcou 24 gols e tem, atualmente, o quarto ataque menos efetivo da competição. Destaque individual da equipe pelo número de dribles por partida, Romarinho tem tido dificuldade para transformar as chances criadas em gols. O jogador está há 20 rodadas sem marcar, além de não ter dado uma assistência em toda a Série A.
+ Com uma vitória, Fortaleza tem desempenho de Z-4 no returno da Série A; veja números
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O último gol do atacante foi na sexta rodada, contra o RB Bragantino-SP, na vitória de 3 a 0, no Castelão. À época, marcava em seu segundo jogo consecutivo. Já tinha sido decisivo contra o Corinthians-SP no empate em 1 a 1, em São Paulo. Até então, eram dois gols em seis rodadas. Ressalte-se, porém, que a característica do jogador nunca foi a de ser goleador. Apesar de ser atacante, ele costuma auxiliar o centroavante e tende a desempenhar função importante de recomposição defensiva — e o Tricolor tem, ao lado do Palmeiras-SP, a terceira defesa menos vazada do certame.
A média de gols de Romarinho é baixa desde que chegou ao Fortaleza, na Série B, de 2018. São sete gols pelo Leão, incluindo o decisivo na semifinal da Copa do Nordeste do ano passado, que terminou com título tricolor. Em 2019, já na primeira divisão, o atacante viveu a fase mais artilheira pelo Tricolor, marcando quatro gols, três deles na elite do futebol nacional.
A principal baixa de Romarinho é no critério assistência. No Brasileirão de 2019, ele deu quatro, enquanto nesse, ele ainda não deu passe decisivo — o que passa também pela falta de pontaria dos companheiros de ataque. Com o driblador de titular, o Fortaleza terminou a temporada passada com o sexto melhor ataque da Série A.
Romarinho terá a chance de quebrar a marca negativa contra o Sport-PE, a sétima pior defesa da competição. O jogo acontecerá no dia 6 de janeiro, às 20h30min, na Ilha do Retiro, válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Por Horácio Neto
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente