Participamos do

Felipe Alves prevê força máxima para Clássico-Rei e opina: "Numa final não se poupa ninguém"

Ceará e Fortaleza fazem o primeiro jogo da final do Cearense nesta quarta-feira, 30, às 21h30min no Castelão
20:13 | Set. 29, 2020
Autor Domitila Andrade
Foto do autor
Domitila Andrade Repórter Esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Sequência de jogos importantes da Série A, Copa do Brasil em vias de começar para o Fortaleza, final do Cearense com o Brasileirão em curso, e calendário ainda mais apertado em 2020, devido à pausa do futebol com a pandemia de Covid-19. Foi esse o contexto que fez surgir a polêmica: poupar ou não poupar jogadores para os duelos derradeiros do Estadual, eis a questão? Goleiro do Fortaleza, Felipe Alves já deu seu veredito. 

Para o arqueiro, a polêmica é "meio sem pé nem cabeça" e até mesmo "contraditória". Ele explica porquê: "É engraçado, né? Se você poupa na final, aí cê perde a final, e perde depois um ou dois jogos do Brasileiro, aí já vem cobrar o título que você não ganhou por ter poupado. Ninguém poupa ninguém numa final, você luta o campeonato inteiro pra chegar nas finais para poder usar o melhor que você tem. Uma final grava o seu nome na história do clube, é um título a mais pro clube e todo mundo quer isso. É o que todo mundo almeja o tempo todo dentro das competições que tá disputando. Se tem um jogo em que não é pra se poupar ninguém é numa final de campeonato. Pelo menos é assim que eu vejo".

Leia mais | Relembre os retrospectos de Guto Ferreira e de Rogério Ceni em Clássicos-Rei

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em entrevista coletiva guiada, Felipe ponderou que, sim, a sequência do Campeonato Brasileiro é difícil e é importante que, principalmente com os dois próximos jogos em casa (contra Atlético-GO e Atlético-MG), se pontue.

"Mas creio que numa final não se poupa ninguém, a gente tem que ir pra cima, com tudo, com força máxima, porque como eu falei, é um titulo que a gente pode dar a mais pro clube, e não tem o que pague, não tem preço, é o objetivo principal de todo mundo. Então é isso, jogar pra ganhar quarta-feira, com o melhor que tem, e no sábado a gente vê o que da pra fazer", afirmou

E completou em seguida: "Quem tá cansando, quem não tá cansado. Rogério (Ceni) conhece todo mundo muito bem pra poder escalar quem tá bem, e poupar na hora certa. E, quando ele poupar, a gente vai brigar de igual pra igual, a gente não tem reserva e titular, a gente tem uma equipe, com 30 jogadores, e todo mundo com muita fome de jogar e de ganhar o seu espaço".

Leia mais | Ceará e Fortaleza valorizam título estadual, mas fazem mistério sobre escalação

Relembrando as duas últimas partidas em que o Fortaleza foi superado pelo Ceará, ambas com placar de 1 a 0, e com o Alvinegro adotando uma postura reativa, Felipe Alves analisou que não há para quê mudar a estratégia e o padrão de jogo do Leão. 

"A gente tem um padrão, há bastante tempo que a gente joga dessa maneira. E não é porque perdeu as duas ultimas que a gente tem de mudar. Pelo contrario, é uma final, duas equipes que se conhecem muito bem. A gente sabe que o Ceará não vai mudar a forma de jogar, provavelmente vão jogar por uma bola parada, esperando do meio pra trás para nos contra-atacar. Então, é ter paciência, ter calma", observa.

Apesar de ter a vantagem de levar o título caso o somatório dos confrontos termine empatado, conforme regulamento por ter a melhor campanha no Estadual, Felipe aponta que o Leão montado por Rogério Ceni "jamais joga pra empatar". "Time do Rogério é feito pra buscar vitoria o tempo todo. É um jogo de inteligencia, são dois jogos em que a gente tem que ter muita paciência, que é um time que sabe se defender muito bem. E é clássico, final, titulo, mais uma oportunidade de marcar a história do clube. É ter atenção e saber que essas duas derrotas ficaram para trás e que nós temos dois jogos pra reverter essas situação em busca de mais um titulo", projetou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar