PUBLICIDADE
Fortaleza Esporte Clube
NOTÍCIA

Fortaleza anuncia acerto com a paratleta Fah Fonseca

Ela corre em cadeira de rodas e tem mais de 60 medalhas, nacionais e internacionais

Brenno Rebouças
19:57 | 23/03/2020
Fah Fonseca compete em cadeira de rodas desde os 17 anos
Fah Fonseca compete em cadeira de rodas desde os 17 anos (Foto: Gustavo Simões/Fortaleza)

Com representantes em diferentes esportes, o Fortaleza anunciou nesta segunda-feira, 23, um acerto com a paratleta cearense Fah Fonseca. Praticante de corrida em cadeira de rodas, seja a curtas ou longas distâncias, como maratonas, ela ostenta mais de 60 medalhas, conquistadas pelo Brasil e no exterior.

Maria de Fátima, a Fah, tem 32 anos e é cadeirante porque nasceu com mielomeningocele, que é quando a medula espinhal não se desenvolve adequadamente. Ela precisou fazer uma cirurgia para correção com dois dias de vida e o nome dela foi uma promessa da mãe, caso tudo terminasse bem.

A desportista andou até os 13 anos, quando a coluna passou a não suportar o peso do corpo, fazendo com que Fah perdesse o movimento e a força de locomoção nas pernas. Ela passou por um hospital de reabilitação - lá conheceu o paradesporto - para aprender a lidar com a deficiência e aos 17 anos ganhou a primeira cadeira de rodas. A partir daí, a vida ganhou uma nova perspectiva.

“Comecei com o basquete em cadeira de rodas, mas o meu amor verdadeiro foi o atletismo. Esse esporte sim me contagiou de uma maneira que até hoje eu não consigo descrever. Deve ser por isso que estou correndo em alto nível até hoje mesmo depois de 12 anos competindo diversas corridas, porque eu amo o que eu faço”, disse Fah, ao site oficial do Fortaleza.

Dentre as competições de destaque das quais a paratleta já participou estão a Paralimpíada no Rio em 2016, a Meia Maratona de Lisboa em 2015 (foi medalha de bronze), a Maratona de Los Angeles em 2018 (foi medalha de prata); e na Meia Maratona do Japão em 2015.

Torcedora do Fortaleza, agora ela vai levar às competições que disputa a marca do clube. “É uma sensação única saber que mesmo no Brasil, onde querendo ou não o foco maior é o futebol, ver um clube apoiando de alguma forma outros esportes e também o paradesporto. Nos faz ainda mais ter a esperança de não desistir e continuar seguindo atrás de conquistar os seus sonhos, sejam eles quais forem!”, disse.

Neste ano, Fah já conquistou grandes corridas: campeã geral na Corrida do Cajueiro (7k); 4º lugar na Asics Los Angeles Marathon (42k); e quatro medalhas de ouro do Campeonato Regional Norte-Nordeste (100m, 200m, 400m e 800m).

OUÇA O NOVO EPISÓDIO DO FUTCAST:

Listen to "#91 - Coronavírus: O impacto no Futebol Cearense" on Spreaker.