Participamos do

Rogério Ceni completa 47 anos; relembre trajetória do treinador no Fortaleza

Nos últimos dois ciclos, o treinador viveu intensamente o ambiente do Fortaleza, conquistou três títulos, classificou a equipe para a Sul-Americana e virou ídolo no Pici

O técnico Rogério Ceni completa nesta quarta-feira, 47 anos. Nos últimos dois ciclos, o treinador viveu intensamente o ambiente do Fortaleza, conquistou três títulos, classificou a equipe para a Sul-Americana e virou ídolo no Pici. Abaixo, relembre a trajetória do comandante no Leão.

Rogério Ceni chegou ao Fortaleza em dezembro de 2017 para iniciar a pré-temporada no clube que retornava à Série B após oito anos na Terceirona. Havia desconfiança se o treinador, com apenas seis meses de currículo como técnico profissional (São Paulo), teria capacidade de trazer resultados importantes.

O início não foi fácil. Ceni teve dificuldades de implementar sua filosofia no primeiro semestre e irritou torcedores com rodízio de jogadores. O time chegou a final do Campeonato Cearense em 2018, mas foi derrotado pelo maior rival, Ceará, e terminou a competição sem nenhuma vitória sobre o Alvinegro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Naquele momento, Ceni viveu o maior momento de pressão no Fortaleza e foi chamado de "burro" por torcedores do Leão, que queriam a sua saída. A diretoria manteve o treinador e lhe deu carta branca para dar sequência ao trabalho na Série B.

A manutenção foi a chave do sucesso para o clube em 2018. Sob o comando de Ceni, o Fortaleza emplacou uma campanha de recordes na Segundona, liderando o campeonato em quase todas as rodadas até carimbar o título de campeão de forma antecipada. Foi a primeira vez em 100 anos de história que o clube conseguiu conquistar um torneio nacional.

Entre os recordes na campanha, estão a marca de 36 rodadas de liderança, se tornando o segundo time campeão da Série B com maior feito - apenas o Corinthians fez melhor, liderando o campeonato em 37 rodadas.

Logo após a conquista inédita da Série B, o treinador foi entrevistado para as Páginas Azuis do jornal O POVO (leia na íntegra) e se declarou ao Fortaleza.

"Hoje é uma grande história de sucesso, um dos anos mais marcantes na minha vida. Ficará pra sempre na minha memória tudo que aconteceu aqui. Por se tratar do ano do Centenário, pelo título conquistado, pela forma como fui recebido. Pra mim, levarei o Fortaleza pra sempre no meu coração. Como diz a música, 'pra sempre te amarei'”, afirmou.

O ano de 2019 reservou uma temporada ainda melhor. Ceni permaneceu no clube e levou a equipe a conquistar mais dois títulos: o inédito troféu da Copa do Nordeste e o Campeonato Cearense. Neste período, o Fortaleza levantou três taças em seis meses.

Na Série A, maior desafio da temporada, o Fortaleza estreou com derrota por 4 a 0 para o Palmeiras. Mas a equipe foi se ajustando aos poucos e começou a ganhar seu espaço na competição. Em agosto, Ceni surpreendeu ao deixar o cargo e acertar com o Cruzeiro, saindo do Leão com o clube fora da zona de rebaixamento.

A distância entre Ceni e Fortaleza durou menos de dois meses. O treinador foi demitido pelo Cruzeiro e retornou ao Pici para comandar o time na sequência da Série A. Com a volta do treinador, o escrete tricolor iniciou uma arrancada na competição e terminou entre os nove melhores do Brasileirão, garantindo vaga para a Sul-Americana.

No fim de 2019, o torcedor do Fortaleza ainda viveu dias de ansiedade com a novela de renovação de Rogério Ceni. O Athletico-PR entrou forte na briga para contratar o treinador, mas ele preferiu ficar por mais uma temporada no Leão.

Em 2020, Ceni tem a missão de comandar o Fortaleza em sua primeira participação na Sul-Americana, defender os títulos da Copa do Nordeste e do Campeonato Cearense e buscar a permanência na Série A do Brasileirão.

Em dezembro de 2019, Marcelo Paz concedeu entrevista exclusiva para O POVO e falou sobre os bastidores da negociação da renovação do treinador e exaltou Rogério Ceni. Assista abaixo:

Números de Rogério Ceni no Fortaleza, segundo o site de estatísticas oGol:

111 partidas

60 vitórias

3 títulos

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar