Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Fortaleza vira para cima do Grêmio no Castelão e se afasta do Z4

Leão sai atrás, mas passa a frente do placar ainda n o primeiro tempo e segura pressão gremista na segunda etapa

Em um jogo de alternâncias de domínio, o Fortaleza bateu o Grêmio por 2 a 1, de virada, no Castelão, na tarde deste sábado, 19. Com o retorno dos titulares, o Leão foi melhor na primeira etapa e conseguiu segurar a pressão dos gaúchos no segundo tempo, apesar de também ter tido oportunidades de ampliar.

Renato Gaúcho optou por começar somente com os reservas, mas diante da derrota lançou peças como Everton Cebolinha, Patrick e Tardelli, mas não conseguiu sequer empatar. Com o resultado, o Fortaleza chegou aos 31 pontos e se afastou ainda mais da zona de rebaixamento - cinco pontos a mais.

O Grêmio abriu o placar logo aos 10 minutos. Em cobrança de falta de Galhardo, Paulo Miranda desviou de cabeça na grande área e mandou para a rede. O Leão empatou com Wellington Paulista aos 35 minutos. Ele aproveitou cruzamento de Romarinho e desviou com perna direita, antecipando-se ao zagueiro David Braz. Seis minutos depois, o camisa 9 do Fortaleza cruzou da direita e Osvaldo completou para o gol.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na segunda etapa, Felipe Alves fez algumas defesas difíceis e garantiu o placar. O Leão teve chance de ampliar com Kieza e W. Paulista, mas pararam no goleiro do time gaúcho. O Grêmio terminou com um homem a menos, devido a expulsão de Galhardo.

No dia seguinte ao aniversário de 101 anos, o Fortaleza volta a triunfar diante da torcida.

O Jogo

Os primeiros dois lances concluídos no jogo demonstraram que a disputa seria quente. Michel mandou uma bola que passou muito perto da trave esquerda de Felipe Alves, com dois minutos, e na sequência o Fortaleza respondeu com um chute forte de Juninho, que Phelipe segurou.

O Grêmio atuava com as linhas de marcação baixas, atraindo o Fortaleza para o campo de ataque, no intuito de encaixar contragolpes. Em um deles, aos 10 minutos, Capixaba recebeu bola na esquerda e cruzou para a grande área, mas a defesa afastou. Osvaldo pegou a sobra e tentou puxar um ataque, mas, meio desequilibrado, acabou tocando na bola com o braço e o árbitro marcou falta. Rafael Galhardo cobrou e Paulo Miranda mergulhou para desviar de cabeça.

Sair atrás não abalou o Leão, que, naquele instante, pecava pela falta de organização. Felipe e Juninho não conseguiam encaixar jogadas pelo meio, então, cabia a Romarinho e Osvaldo atacarem pelos lados. Wellington Paulista estava numa noite inspirada e participou diretamente da virada que o Tricolor impôs ao Grêmio.

Depois dos primeiros 15 minutos, o Fortaleza começou a botar a bola no chão e criar oportunidades. Felipe e Edinho tiveram finalizaram de dentro da grande área, mas a primeira bola foi pra fora e a segunda parou no goleiro. Foi aí que brilhou a estrela do camisa 9. Primeiro ele se antecipou a David Braz e desviou com a perna direita o cruzamento de Romarinho, que veio da esquerda, aos 34. Seis minutos depois, ele cruzou na medida para Osvaldo chutar de primeira na pequena área e colocar o Leão na frente.

O Grêmio não estava disposto a perder, tanto que Renato Gaúcho mudou de estratégia e liberou o time para atacar na segunda etapa. Quase que de imediato o gol de empate saiu, mas a arbitragem anulou entendendo falta de ataque na jogada.

Os gaúchos tiveram 73% de posse de bola nos 45 minutos finais e não fosse as intervenções cirúrgicas de Felipe Alves, Paulão e Quintero — até de Wellington Paulista, voltando muito —, os visitantes poderiam ter levado pontos para o Rio Grande do Sul.

Renato lançou Cebolinha, seu principal jogador, a campo e Ceni respondeu congestionando o meio de campo, com Bonilha e Marlon. Kieza entrou para puxar contra-ataques mesmo não sendo o cara da velocidade e mesmo assim conseguiu um finalização e um passe açucarado para W. Paulista, que finalizou errado.

Com mais três pontos, o Leão agora soma 21 e está a cinco da zona do rebaixamento.

Você também pode gostar:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar