PUBLICIDADE
Fortaleza Esporte Clube
NOTÍCIA

Fortaleza encara Bahia mirando sua segunda vitória em Salvador; confira o histórico

A última vitória do Leão na Fonte nova contra os baianos foi há mais de 30 anos

09:40 | 09/09/2019
Arena Fonte Nova, palco do confronto de sábado, 14
Arena Fonte Nova, palco do confronto de sábado, 14 (Foto: Divulgação)

Depois de perder para o Fluminense no Castelão, o Fortaleza terá que recuperar a motivação ao longo da semana para mais um difícil confronto longe de casa nesta Série A. O Leão encara o Bahia no domingo, 15, às 16 horas, na Arena Fonte Nova, com a missão de arrancar pontos de um dos mandantes mais fortes do campeonato. Em Salvador, as equipes já se enfrentaram dezesseis vezes em jogos oficiais, com nove vitórias do Tricolor da Boa Terra, uma do Tricolor do Pici e seis empates.

No total, as os times já jogaram entre si 33 vezes, um número bastante expressivo, excluindo amistosos, que aumentariam ainda mais essa conta. São 13 vitórias do Bahia, oito do Fortaleza e mais 12 empates.

Pelo Brasileirão, porém, os confrontos são bem raros: em quatro partidas, Fortaleza e Bahia só jogaram uma vez na Fonte Nova, em 2003. Na ocasião, vitória dos baianos por 1 a 0, com gol do meia Danilo Gomes. As duas equipes acabaram rebaixadas à Série B naquele ano. A maior vitória do Bahia foi na Copa do Nordeste de 1998, quando aplicou uma goleada de 7 a 1 sobre os visitantes.

A única vitória do Leão do Pici fora de casa foi no Torneio dos Campeões de 1982, uma competição oficial promovida pela CBF onde participavam todos os campeões e vices nacionais, incluindo os da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Como foi vice-campeão brasileiro duas vezes, em 1960 e 1968, o Fortaleza teve direito de participar do campeonato, onde venceu o Bahia por 1 a 0 em Salvador.

Nesta edição do Brasileirão, o Fortaleza é o atual 13º colocado, com 21 pontos. O Bahia está no 7º lugar, na luta por uma vaga no G6, com 30 pontos. Depois de 16 anos, fica a expectativa para o que o que esse confronto histórico reserva para as duas equipes neste final de primeiro turno.

Você também pode gostar: