PUBLICIDADE
Fortaleza Esporte Clube
NOTÍCIA

Fortaleza pode abrir sua maior diferença para o Z4 caso vença o Santos

Tricolor ficaria com sete pontos de vantagem caso resultados paralelos contribuam

11:44 | 22/08/2019
Fortaleza é o atual 14º colocado,com 17 pontos
Fortaleza é o atual 14º colocado,com 17 pontos(Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza)

Em entrevista ao programa Futebol do Povo na última quinta, 15, o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, fez uma projeção de 26 pontos que a equipe precisa somar para terminar o primeiro turno do Brasileirão com mais tranquilidade na luta contra o rebaixamento. Além de encaminhar essa pontuação caso vença o Santos no domingo, 25, às 16 horas, na Vila Belmiro, o Leão tem a possibilidade de chegar a uma diferença de sete pontos para o primeiro time do Z4, o que seria sua distância mais elástica em relação aos quatro últimos colocados no campeonato. Até agora, a maior margem foi de seis pontos, quando venceu o CSA na 14ª rodada. O Leão é o atual 14º colocado, com 17 pontos.

Atualmente, a zona de rebaixamento é composta, em ordem, por Chapecoense, Fluminense, CSA e Avaí, que possuem 13, 12, 11 e 6 pontos, respectivamente. Para que a vantagem seja confirmada, é preciso torcer para alguns resultados: a Chape deve perder para o Botafogo no Engenhão, o Fluminense não pode vencer o Palmeiras no Allianz Parque e o CSA deve no máximo empatar com o Cruzeiro em casa. Vencendo o Santos, o Fortaleza chegaria aos 20 pontos, com sete de vantagem para o 17º colocado. Lanterna, o Avaí não influencia essa conta.

Os 26 pontos estimados pelo presidente Marcelo Paz são uma margem segura para a permanência. Desde que o Brasileirão passou a ser disputado com 20 times em pontos corridos, apenas duas equipes com essa pontuação ao final do primeiro turno acabaram rebaixadas: Corinthians, em 2007, e Guarani, em 2010. Os próximos compromissos do Fortaleza antes do returno são contra Santos, na Vila Belmiro, Goiás e Fluminense, no Castelão, e Bahia, na Fonte Nova.