Sejuv aguarda aval do Corpo de Bombeiros para retirar cadeiras inferiores do Castelão

Rogério Pinheiro explica que mudança seria nos setores inferiores norte e sul, atrás dos gols, onde as principais torcidas organizadas e Ceará e Fortaleza passariam a ficar

Tema recorrente no futebol cearense, a retirada de cadeiras dos setores das torcidas organizadas na Arena Castelão pode enfim se concretizar. Titular da Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv), Rogério Pinheiro, responsável pela administração do estádio, disse ao Esportes O POVO que a pasta aguarda uma posição do Corpo de Bombeiros sobre o tema para realizar a mudança.

O gestor revelou que Ceará e Fortaleza se juntaram ao Governo do Estado para a contratação de um engenheiro, que realizou estudo técnico acerca da possível mudança. O projeto prevê retirar as cadeiras de setores inferiores norte e sul, ou seja, atrás de cada gol, onde ficam as torcidas de Vovô e Leão.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Nós contratamos, junto com os clubes, um engenheiro, que fez um estudo e um laudo técnico. Fizemos todos os testes com os barramentos necessários e verificamos que o dispositivo apresentado suporta a força da torcida em movimentação, é uma exigência do corpo de segurança, que é uma barra antiesmagamento. Esse projeto foi protocolado no Corpo de Bombeiros, com todas as plantas do estádio, e estamos aguardando a avaliação do Corpo de Bombeiros, que é o órgão responsável pela emissão e liberação laudo de segurança do estádio. Caso seja positivo, estamos aptos à retirada das cadeiras das duas inferiores, de trás dos gols", disse o secretário.

"Diferente dos estádios exclusivos de cada time, como Corinthians e Grêmio, por exemplo, aqui, como dois clubes mandam, a gente tem obrigação de retirar das duas áreas, onde tradicionalmente cada torcida permanece. Os bombeiros aprovando, nós ficamos aptos e prontos para a retirada das cadeiras", emendou Pinheiro.

As principais organizadas dos clubes, que geralmente ocupam a área superior, ficariam na nova área sem cadeiras, mudança já discutida com a Polícia Militar.

"Com relação às torcidas, nós tivemos vários jogos em que a torcida organizada esteve presente na área inferior. Então, com essa retirada elas ficariam permanentemente nas áreas inferiores do estádio, já avaliado também com a Polícia Militar", falou.

A discussão voltou à tona após os episódios de vandalismo e confusão generalizada no jogo Ceará x Cuiabá, no último dia 16 de outubro, em que 429 foram quebradas no Gigante da Boa Vista. Anteriormente, tanto o Alvinegro quanto o Tricolor já tinham se manifestado sobre as despesas que tiveram ao longo da temporada com danos na praça esportiva.

Com informações de Brenno Rebouças

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

sejuv arena castelão cadeiras torcida organizadas inferior sul inferior norte ceará sporting club ceará time futebol rogério pinheiro corpo de bombeiros polícia militar fortaleza esporte clube fortaleza time futebol público

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar