Governo avalia instalação de gramado híbrido na Arena Castelão

Feito de grama natural com reforços de fibras de polietileno, gramado híbrido será instalado em breve no Maracanã; Governo, federação e clubes devem acompanhar processo no estádio carioca

Além de falar sobre a revitalização do gramado atual da Arena Castelão, o superintendente de obras públicas do Estado, Quintino Vieira, levantou a possibilidade de instalação de um gramado híbrido no campo. De acordo com ele, um estudo deverá ser feito com Governo Estadual, Federação e clubes para avaliar a grama.

Sendo uma das praças esportivas que mais recebeu jogos em 2021, o Castelão recebeu muitas críticas em relação ao estado do gramado. Por conta disso, instituições e clubes deverão analisar durante a temporada a possibilidade de uma grama mais resistente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Eles terão a oportunidade de acompanhar a implantação do gramado híbrido de perto, já que o Maracanã irá implantar esse tipo de grama em 2022. As reformas no estádio carioca devem durar 90 dias e tem o custo estimado em R$ 4 milhões, de acordo com o Globo Esporte RJ. 

Possibilidade de gramado híbrido em jogos do Fortaleza na Libertadores

A secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv), por meio do secretário Rogério Pinheiro, detalhou nesta segunda-feira, 20, sobre os planos para instalação de gramado híbrido no Castelão. Apesar de a possibilidade ainda estar em avaliação, o órgão disse que o ideal é que a nova grama seja instalada em março, para estar disponível para os jogos da Libertadores. Caso não seja possível, a mudança só irá ocorrer em novembro, ao final do Brasileirão. 

"Teria que ser no início de março, que a gente execute essa obra em torno de 20 dias, para que, já no início, e a gente tenha a data certa da Libertadores, que é 6 de abril, o Fortaleza esteja estreando na Libertadores com o gramado pronto. Se a gente não fizer no começo de março, essa hipótese cai por terra e a gente continua na manutenção e vamos planejar tudo para o final de novembro, quando termina a Série A", destacou Pinheiro.

O secretário da Sejuv avaliou ainda que, entre gramado sintético e revitalizações, o gramado híbrido seria a melhor escolha para a praça esportiva. "Dentro das possibilidades apresentadas, a solução do gramado híbrido é a mais rápida. A grande preocupação do governador Camilo Santana é que o gramado esteja o mais rápido possível em condições de uso. A questão da revitalização visa entregar uma boa condição ao gramado, mas talvez não seja a melhor. A gente está buscando, dentro das opções apresentadas. A híbrida é a mais rápida. Deve demorar em torno de 20 dias. Reforço que é uma análise que precisa ser feita, diálogo com os clubes, estudo da viabilidade de levar jogos para outra praça esportiva, para que a gente possa realmente executar a possibilidade do gramado híbrido", opinou.

Como funciona um gramado híbrido 

O gramado híbrido é construído com grama natural, mas ela é costurada com fibras de polietileno. A combinação faz com que a grama não solte com facilidade. Elas são plantadas a 18 centímetros de profundidade e dois centímetros sobre a superfície do campo. 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Arena Castelão futebol cearense gramado híbrido Maracanã

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar