Fortaleza, Ferroviário e outros times cearenses se posicionam no dia do orgulho LGBTQIA+

Caucaia, Icasa, Guarany de Sobral e Atlético-CE foram outros clubes do Estado que fizeram postagens sobre o tema. O Ceará não se manifestou

Nesta segunda-feira, 28 de junho, comemora-se o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, uma data utilizada para ressaltar a importância da comunidade na sociedade e para chamar atenção ao problema do preconceito que existe contra este grupo de pessoas. No cenário do futebol, alguns times cearenses fizeram postagens em redes sociais oficiais com posicionamentos favoráveis a este dia.

+ Camisa do Vasco com homenagem à comunidade LGBTQIA+ vira sucesso de vendas

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

+ Grupo LGBTQIA+ questiona na Justiça a falta da camisa 24 na seleção brasileira

Fortaleza, Ferroviário, Caucaia, Icasa, Guarany de Sobral e Atlético-CE foram os clubes que se posicionaram a favor da causa. A Federação Cearense de Futebol (FCF) também agiu da mesma forma. Enquanto isso, Ceará, Barbalha, Crato e Pacajus, as outras equipes que atuaram na primeira divisão estadual em 2021, não se manifestaram ainda.

Dentre as agremiações que estão na Série A do Brasileirão nesta temporada, até o momento, somente Ceará e Athletico-PR não fizeram postagens relacionadas ao tema.

A publicação do Tricolor do Pici foi em formato de vídeo. Nele, simulou-se uma conversa pelo Whatsapp, cujo receptor da mensagem era o "Mundo". O texto diz que "toda forma de amor deve ser respeitada. Não existe mais espaço para o preconceito e a intolerância". Posteriormente, há a tentativa de apagar a mensagem. Contudo, esta opção não está disponível. Em seguida, aparece a frase "existem mensagens que não podem mais ser apagadas. A dos direitos LGBTQIA+ é uma delas".

O Ferroviário, por sua vez, fez alusão a origem histórica do clube. "Nascemos da diferença e, contra qualquer tipo de preconceito, sempre lutaremos", disse a mensagem do Tubarão da Barra.

Agremiações de outros países também fizeram postagens em homenagem ao Dia do Orgulho LGBTQIA+. Barcelona, da Espanha, River Plate, da Argentina, e Chivas Guadalajara, do México, são alguns exemplos.

A data desta segunda-feira faz referência à Revolta de Stonewall, a primeira grande rebelião na luta pelos direitos das pessoas LGBTQIA+. O movimento ocorreu no dia 28 de junho de 1969, nos Estados Unidos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Orgulho LGBTQIA+

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar