Futebol feminino: como Ceará e Fortaleza chegam para a disputa da Série A-2 do Brasileirão

Equipes cearenses estreiam na competição neste domingo, 16. Leoas recebem o Tiradentes-PI e Alvinegras jogam na Cidade Vozão diante do América-RN

Dois meses após o final do Campeonato Cearense 2020, a bola volta a rolar para o futebol feminino em solo cearense neste final de semana. Pela Série A-2 do Campeonato Brasileiro 2021, tanto Fortaleza quanto o Ceará estreiam no domingo, 16, às 15 horas. O Tricolor do Pici recebe o Tiradentes-PI no estádio Domingão, enquanto o Alvinegro de Porangabuçu joga diante do América-RN na Cidade Vozão.

As Leoas parte do grupo B da competição, formado também por Cefama-MA, JC Futebol Clube-AM, Tiradente-PI, Paraíso-TO e Vitória-BA, enquanto as Alvinegras estão no chaveamento C em companhia de Botafogo-PB, Náutico-PE, Santos Dumont-SE, América-RN e Uda-AL.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Inicialmente, a Série A-2 do Campeonato Brasileiro Feminino é disputada em seis grupos formados, cada um, por seis times. Ao final das cinco rodadas iniciais, os dois melhores colocados de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados avançam para as oitavas de final, que é disputada em mata-mata, incluindo jogo de ida e volta. 

Como o Ceará chega para o Brasileirão Feminino A-2

 

Time feminino do Ceará realiza preparação para a Série A-2 do Brasileirão desde o dia 05 de abril.
Time feminino do Ceará realiza preparação para a Série A-2 do Brasileirão desde o dia 05 de abril. (Foto: Marcelo Vidal/ Ceará SC)

Vice-campeão estadual após dois anos consecutivos de conquista, o Ceará inicia a Série A-2 do Brasileirão de técnico novo. No dia 25 de março, o clube anunciou a contratação do técnico Jorge Victor. Natural de Belo Horizonte, o treinador de 27 anos possui passagens pelos times femininos de Cruzeiro, América-MG e Atlético-MG.

A equipe iniciou a preparação para o certame no dia 5 de abril e, de lá para cá, o treinador Jorge Victor avaliou positivamente os treinos realizados. "A preparação tem sido muito boa. Desde que eu cheguei, diante de umas mudanças que nós fizemos, estamos trabalhando incansavelmente no campo e na musculação, também com reuniões de vídeos para desenvolvimento da equipe para nos preparar para essa competição que é tão importante para nós", frisou.

Para esta temporada de 2021, o Alvinegro de Porangabuçu investiu R$1,4 milhão em busca do acesso à elite da modalidade. Ao todo, o time possui 31 atletas em seu plantel para o torneio, sendo que seis delas migraram do Sub-18 para o profissional. 

Na primeira fase da competição, o Ceará irá realizar três dos cinco jogos em casa. Uma vantagem adquirida pelo fato de o time ser o melhor grupo cearense no ranking da modalidade da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), um ponto que o técnico considerou vantajoso para o time.

"Jogos em casa são jogos determinantes para a classificação. Eu falei para as atletas que nossos três primeiros jogos são os mais importantes, desses três, dois são em casa e precisamos vencê-los, pois eles vão dar a cara do nosso grupo e, se vencermos, vamos tirar pontos dos nossos adversários diretos. Isso nos dar condição de, na fase seguinte, estar no primeiro pote e ter o segundo jogo em casa", analisou.

Confira a agenda do Ceará na competição:

1ª - 16/05 - 15h - Ceará x América-RN

2ª - 23/05 - 15h - Uda-AL x Ceará

3ª - 29/05 - 15h - Ceará x Náutico-PE

4ª - 05/06 - 15h - Ceará x Botafogo-PB

5ª - 18/06 - 16h30min - Santos Sumont-SE x Ceará

Como o Fortaleza chega para o Brasileirão Feminino A-2

 

Time feminino do Fortaleza realiza preparação para a Série A-2 do Brasileirão desde o dia 07 de abril.
Time feminino do Fortaleza realiza preparação para a Série A-2 do Brasileirão desde o dia 07 de abril. (Foto: Thais Pontes/ Fortaleza EC)

O Fortaleza chega ao duelo com respaldo após vencer o torneio estadual. Uma conquista que, para o técnico Igor Cearense, pode ser combustível para o time buscar o acesso à elite da modalidade. "Com certeza, dar confiança, pois é o nosso objetivo buscar o acesso à Série A-1. No ano passado, chegamos bem próximos, conquistamos o objetivo de ser campeões estaduais após 10 anos, isso mostra a força da equipe, o conjunto. Como sempre falo, não temos apenas 11 atletas, temos um grupo muito forte, valorizo muito isso", ressaltou o treinador.

Para o certame nacional, o clube fez a contratação das zagueiras Zizi e Thaiane Camurça, da lateral-direita Jajá, da meia-atacante Magna e da goleira Luana Liberato. Além da chegada dessas jogadoras, o time do Pici também assinou contrato profissional com a zagueira Alice, a lateral-esquerda Kaila e a goleira Kivia. Estas já haviam atuado pelo Tricolor no Estadual, mas somente após o torneio o clube anunciou contrato profissional com elas. Vale ressaltar que, além de zagueira, Alice também atua como goleira, posição em que foi titular no Brasileirão Sub-18.  

As baixas no elenco do Campeonato Cearense até o presente momento foram da zagueira Naytielle Costa, da lateral-direita Kedma Laryssa, da atacante Milena Rayane e da goleira Vanderleia. O clube mais reforçou do que deu demitiu no elenco para a temporada 2021 e isso se deu pelo fato do time ter quase triplicado o valor do investimento na modalidade. Mesmo após ajuste nos valores em decorrência da pandemia, o valor de investimento na modalidade não foi modificado.

O diretor de futebol feminino do clube, Gildo Ferreira, avaliou que o valor é "aquém daquilo que precisa pra ter um departamento robusto", mas salientou que o time espera atrair patrocinadores com um melhor desempenho no certame nacional. "Temos nos virado, buscando algumas parcerias e vamos levando com fé que lá na frente conseguirmos e quem sabe com o acesso ou quem sabe indo para uma final, atrair mais investidores e apoiadores para o futebol feminino", falou ao Esportes O POVO.

Confira a agenda do Fortaleza na competição:

1ª- 16/05 - 15h - Fortaleza x Tiradentes-PI

2ª - 22/05 - 15h - Vitória-BA x Fortaleza

3ª - 29/05 - 15h - Fortaleza x Cefama-MA

4ª - 06/06 - 15h - JC FC-AM x Fortaleza

5ª - 18/06 - 16h30min - Fortaleza x Paraíso-TO

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

futebol feminino ceará sporting club fortaleza esporte clube campeonato brasileiro feminino série a2

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar