Participamos do

Ceará e Fortaleza disputarão a Série A-2 do Campeonato Brasileiro de futebol feminino

O regulamento do torneio, com a divisão dos grupos, foi divulgado nesta quinta-feira pela CBF.
14:46 | Jan. 23, 2020
Autor Bruno Balacó
Foto do autor
Bruno Balacó Jornalista de esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O futebol cearense ganhou mais um representante na Série A-2 do Campeonato Brasileiro de futebol feminino. Além do Ceará, que já disputou a edição passada do torneio, o Estado conta agora com a presença do Fortaleza, que conquistou vaga no certame através do Ranking Nacional de Clubes Masculino de 2020. Nesta quinta-feira, 23, as alvinegras e tricolores conheceram suas adversárias na primeira fase da Segundona nacional, com a divulgação do regulamento da competição, que começa dia 15 de março e segue até cinco de julho.

O Ceará está no grupo A, ao lado de Oratório-AP, Juventude Timon-MA, Esmac-PA, Tiradentes-PI e mais um representante de Sergipe, a ser definido. Já o Fortaleza caiu no Grupo B, ao lado de Atlético-AC, 3B Sport-AM, Vitória-PE, São Valério-TO e Real Ariquemes-RO. Em 2019, o Ceará ficou bem perto do acesso, avançando até a fase de quartas de final, sendo eliminado pelo Cruzeiro. 

Ao todo, a competição conta com 36 clubes, divididos em seis grupos, com seis equipes em cada. O regulamento da competição é o mesmo adotado em 2019, em que os jogos da primeira fase serão disputados em turno único e, ao final, os dois melhores colocados e os quatro melhores terceiros de cada chave seguem para a fase seguinte, a de oitavas de final, dando início aos confrontos de mata-mata, com jogos de ida e volta até a decisão do torneio.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nesse caso, os confrontos das oitavas de final serão definidos por meio de sorteio, a ser realizado na sede da CBF. Conforme prevê o regulamento, não há critério de gol qualificado, marcado fora de casa. Em caso de empate de pontos e saldo de gols ao fim dos dois confrontos, a vaga na fase seguinte será decretada a partir de cobranças de pênalti.

Garantem acesso para a Série A nacional os quatro primeiros colocados. Ou seja, quem chegar à semifinal já está com lugar assegurado na elite do futebol feminino. Ao todo, a Série A-2 do Brasileiro será disputada em 13 datas, totalizando 120 jogos disputados. A tabela detalhada com a ordem dos jogos ainda será divulgada pela CBF, organizadora do torneio. 

Veja os grupos dos times cearenses:

Grupo A: Ceará, Oratório-AP, Juventude Timon-MA, ESMAC-PA, Tiradentes-PI e Representante de Sergipe a definir.

Grupo B: Atlético-AC, 3B Sport-AM, Vitória-PE, São Valério-TO e Real Ariquemes-RO.

Confira a relação dos 36 clubes que disputam o torneio

Remanescentes do Brasileiro Feminino A-1 2019: Foz Cataratas-PR, São Francisco-BA, Sport-PE e Vitória-PE.

Campeonatos Estaduais: Atlético Acreano-AC, UDA-AL, 3B Sport-AM, Oratório-AP, Bahia-BA, Ceará-CE, Real Brasília-DF, Vila Nova-ES, Goiás-GO, Juventude Timonense-MA, América-MG, SERC-MS, Operário-MT, ESMAC-PA, Auto Esporte-PB, Náutico-PE, Tiradentes-PI, Toledo-PR, Fluminense-RJ, Cruzeiro-RN, Real Ariquemes-RO, Brasil-RS, Napoli-SC, Juventus-SP e São Valério-TO.

*O representante do estado de Sergipe ainda será definido.

Ranking Nacional de Clubes 2020: Athletico-PR, Atlético-MG, Chapecoense, Botafogo, Vasco e Fortaleza*.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar