Ceará deve ser punido no STJD por confusão e jogar com portões fechados; entenda

Especialistas avaliam consequências desportivas ao clube após confusão generalizada que encerrou a partida entre Ceará e Cuiabá, na Arena Castelão

A grande confusão registrada no final da partida entre Ceará e Cuiabá, na noite deste domingo, 16, deve gerar mais prejuízos ao Vovô. Além de ter perdido a chance de buscar a virada nos minutos finais contra o Dourado, o clube ainda poderá sofrer sanções futuras como a perda de mandos de campo e multa.

De acordo com o advogado Breno Gondim, presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/CE, o mais provável é que o Ceará não jogue mais diante da sua torcida na temporada 2022.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Foi uma situação que atrapalhou o decorrer do jogo, vai caber o julgamento dos auditores do STJD, e a punição prevista é de um a dez jogos com portões fechados. No caso, o Ceará só tinha mais dois jogos como mandante, então, possivelmente, esses jogos ocorrerão com portões fechados", afirma.

O advogado Pedro Henriques, que também possui atuação na área desportiva na Bahia, faz uma avaliação similar à de Gondim, e também destaca a possibilidade do Ceará ser punido com multa, como previsto no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

"O artigo 213 fala sobre a obrigação de prevenir e reprimir, invasões, arremessos de objetos e desordens na praça de desporto", o artigo citado por Henriques prevê como pena a perda de mando de campo em até dez jogos e também multa, que pode chegar a R$ 100 mil.

Sobre a possibilidade de perda dos pontos da partida, Breno Gondim não acredita que o clube terá maiores problemas. "O árbitro foi claro em demonstrar que ele não suspendeu e nem interrompeu a partida, declarou a partida encerrada. Comoo regulamento prevê que ele pode encerrar o jogo após os 30 minutos, ele utilizou dessa prerrogativa para acabar o jogo com o resultado de 1 a 1, não havendo perda de pontos", esclarece.

Os especialistas afirmaram também que é preciso aguardar a súmula do jogo para que se tenha conhecimento do que foi relatado pelo árbitro da partida. Henriques destaca ainda que a identificação das pessoas envolvidas na confusão poderia aliviar as sanções ao clube.

"O que poderia amenizar a situação do Ceará seria a identificação das pessoas que tentaram agredir os atletas e a adoção de medidas cabíveis contra elas, com apresentação à autoridade policial e registro de boletim de ocorrência", finaliza.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ceará Sporting Club Cuibá Briga no Castelão Portões fechados

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar