Ceará é punido em R$ 30 mil por apagão no Castelão em jogo diante do Avaí

O julgamento ocorreu na manhã desta quinta-feira, 8, e o time cearense foi denunciado com base no Artigo 211 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD)

O Ceará foi punido em R$ 30 mil pela Quarta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pelo apagão na Arena Castelão no confronto diante do Avaí, no dia 19 de julho, válido pela 18° rodada do Brasileirão. A partida, marcada para iniciar às 21h30min, teve 47 minutos de atraso e o fato foi relatado pelo árbitro na súmula.

O julgamento ocorreu na manhã desta quinta-feira, 8, e o time cearense foi denunciado com base no Artigo 211 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), onde diz: “Deixar de manter o local que tenha indicado para realização do evento com infraestrutura necessária a assegurar plena garantia e segurança para sua realização”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O relator Maurício Neves votou pela aplicação de multa ao Alvinegro por entender que não há como eximir a responsabilidade do clube mandante do apagão. A decisão foi unânime.

O Procurador Rafael Bozzano destacou a reincidência do caso na Arena Castelão e a gravidade do tempo de atraso decorrido pela queda de energia.

“Novamente um caso da Arena Castelão, já é a terceira vez que ocorre um atraso. Aqui foi um atraso de 47 minutos, de uma partida de Série A, com transmissão, é muito grave. Pelas provas juntadas ao processo, vemos que não existiu nenhum fortuito externo que poderia afastar a responsabilidade do Ceará. Acho importante destacar que a partida foi realizada no dia 19 de julho, mas a averiguação foi ocorrida posteriormente, dia 22 de julho. A gravidade é clara, a Procuradoria se manifesta pela procedência da denúncia e pelo relevante atraso ocorrido na partida”, falou.

A defesa do Ceará solicitou a absolvição do time, argumentando que o clube “fica de mãos atadas” para solucionar alguns problemas do estádio por não ser administrador do local. A sessão, contudo, negou o pedido.

“A prova documental é capaz de corroborar a tese da defesa. O estádio não é de administração do clube, não cabe exclusivamente ao clube Ceará a resolução de alguns pontos. O clube não é conivente e não está feliz com esses fatos, mas fica de mãos atadas para solucionar certos problemas. Por isso, a defesa pede a absolvição da equipe do Ceará”, disse a advogada.

Vistoria na Arena Castelão

Após os apagões nos jogos de Fortaleza e Ceará no mês de julho, a Federação Cearense de Futebol (FCF) solicitou um laudo técnico sobre o sistema de iluminação da Arena Castelão e transferiu o documento para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que havia realizado uma vistoria no local, onde foi constatado que o estádio tem capacidade para receber jogos oficiais.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ceará sporting club ceará multado stjd ceará x avaí arena castelão apagão castelão

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar