Mendoza é dúvida para o Clássico-Rei; veja os possíveis substitutos

O Esportes O POVO traçou os principais nomes do elenco alvinegro que podem substituir Mendoza para o Clássico-Rei

Às vésperas do primeiro jogo do Clássico-Rei pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o técnico Marquinhos Santos revelou que Mendoza foi diagnosticado com uma lesão de grau I para II na coxa esquerda e pode ser desfalque para o confronto.

Se confirmado a lesão grau I, o tempo estimado para a recuperação é de seis a 10 dias. Já para grau II, o colombiano pode ficar indisponível por até duas semanas. O jogador é o artilheiro do Ceará no Brasileirão, com seis tentos marcados, e também é o líder de participações diretas em gol na temporada, com 18.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Esportes O POVO traçou os principais nomes do elenco alvinegro que podem substituir Mendoza para o Clássico-Rei.

Erick

O meia-atacante Erick é o favorito para substituir Mendoza no ataque alvinegro. O atleta foi o escolhido para entrar em campo quando o colombiano sentiu o desconforto muscular no duelo contra o Atlético-MG. Ele também foi o favorito para assumir a vaga do camisa 10 no confronto diante do Cuiabá na última rodada do Brasileirão.

Com características de velocidade e drible, Erick é a opção mais favorável para Marquinhos Santos caso o treinador não modifique o sistema tático e estilo de jogo da equipe.

O jogador costuma ser uma válvula de escape para os contra-ataques e também pode atuar com o pé trocado, pelo lado direito, onde realiza cortes para o centro do ataque e permite a ultrapassagem dos laterais pela linha de fundo, criando situações de perigo à meta adversária.

Iury Castilho

Também opção pelo lado do campo, Iury Castilho pode ser o escolhido para a vaga de Mendoza no trio de ataque alvinegro. O jogador foi titular nos empates contra o Cuiabá e São Paulo e fez atuações regulares.

O atleta, porém, tem mais chances de ser o escolhido como o titular caso Marquinhos Santos não opte por atuar com um centroavante de ofício e escolha Vina para a função de falso 9. Assim, o time continuaria com a trinca de volantes no meio-campo e o ataque seria formado por Lima e Iury Castilho pelos lados do campo, enquanto o camisa 29 ficaria centralizado e criando movimentações.

Com 1,85m, o atacante teria a estatura necessária para ser o homem-alvo durante as bolas longas, além de ser uma opção para proteger a bola e também cadenciar o jogo em determinados momentos da partida.

Lima e a mudança do sistema tático

O substituto de Mendoza também pode ser alguém que não tenha as mesmas características e que pode permitir a Marquinhos Santos a mudar o sistema tático.

Uma das opções é o treinador manter a base do time, com três volantes no meio-campo, e no ataque colocar Vina, Lima e um centroavante, que pode ser Cléber ou Matheus Peixoto.

Dessa forma, o técnico pode tanto colocar Vina e Lima pelo lado do campo, como também alterar o sistema tático da equipe do 4-3-3 para o 4-4-2, ou até mesmo em um 4-3-2-1.

Na hipótese do Ceará atuar no 4-4-2 losango, Lima poderia ser o responsável pela criação, protegido pela trinca de volantes, enquanto Vina jogaria atrás do atacante, e ambos poderiam revezar as funções.

Já na possibilidade do 4-3-2-1, a dupla atuaria à frente do trio de volantes e atrás do centroavante; esse sistema tático permite que os laterais atuem como pontas, enquanto os volantes cobrem os espaços pelos lados do campo. Já Vina e Lima ocupam a região central do campo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ceará sporting club mendoza mendoza dúvida substituto mendoza clássico-rei copa do brasil 2022 oitavas de final

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar