Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Tiago Nunes explica saída de Fernando Sobral e avalia atuação do Ceará na derrota para o Grêmio

O técnico do Vovô ressaltou que "faltou um pouco mais de profundidade e agressividade" para a equipe no confronto diante do Imortal pela Série A
15:40 | Set. 12, 2021
Autor Mateus Moura
Foto do autor
Mateus Moura Jornal
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em entrevista coletiva após a derrota por 2 a 0 para o Grêmio, neste domingo, 12, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS), pela 20ª rodada da Série A, o treinador Tiago Nunes avaliou o desempenho do Ceará na partida, explicou a saída de Fernando Sobral e comentou sobre as atuações de Vina e Mendoza.

Apesar do Vovô ter tido mais a posse de bola durante a partida (59%) e ter trocado 506 passes, a equipe esbarrou em um sistema defensivo bem montado pelo treinador Felipão e pouco conseguiu produzir ofensivamente. O Alvinegro só teve uma finalização correta no jogo, aos 46 minutos, com Erick.

"Penso que a principal dificuldade que tivemos foi na chegada na última parte do campo, sendo mais agudos, com mais presença ofensiva e finalizações. A equipe teve mais facilidade na construção desde trás, procurando a saída de bola mais curta, mas faltou um pouco mais de profundidade e agressividade para que criássemos mais chances de gol."

A baixa efetividade do sistema ofensivo é algo que perdura desde a época de Guto Ferreira. Com pouca inspiração nas construções das jogadas, o quarteto formado por Lima, Mendoza, Vina e Jael não conseguiu desempenhar um bom futebol.

"Com certeza um dos pontos que precisamos evoluir é a chegada no último terço, a agressividade com movimentos de ataque na última linha do adversário. Mas o futebol não é feito só pela nossa equipe, também tem a equipe adversária, que se propôs a marcar muito bem nossos jogadores e fechou bem os espaços. Precisamos evoluir, mas tem um adversário que conseguiu neutralizar muitas ações nossas por mérito deles."

O treinador de 41 anos comentou, de forma específica, sobre dois atletas: Mendoza e Vina. Tidos como um dos principais atletas do elenco, a dupla não têm conseguido manter a regularidade durante as partidas.

"Particulamente, eu não gosto de personificar em um ou dois jogadores a responsabilidade do resultado, nem quando se ganha e nem quando se perde. O Mendoza cumpriu um papel tático importante. Entendi que até aquele momento (da substituição) ele vinha fazendo uma partida taticamente condizente. Depois acabou caindo um pouco (de rendimento).

Sobre o Vina, que permaneceu em campo até os 43 da etapa final, Nunes ressaltou as qualidades do meio-campista. "O Vina é um jogador extremamente técnico, com potencial de finalização, que em um lance pode desequilibrar. Este tipo de atleta, na minha opinião, tem que ficar em campo mais tempo."

Um dos principais jogadores da temporada, o volante Fernando Sobral foi substituído durante o segundo tempo para a entrada de Marlon. Questionado sobre o motivo da modificação, Tiago Nunes explicou que queria um jogador mais leve para infiltrar no último terço da defesa gremista.

"Sobre a saída do Fernando Sobral, eu optei por um jogador com mais movimento, um pouco mais leve, que tem mais capacidade de chegar no último terço, próximo da área, que é o Marlon. O Fernando é um jogador que tem muita condução de bola e muita força física. Como o Grêmio nos marcou mais atrás, não tinha muito espaço para conduzir essa bola, precisávamos de um jogador um pouco mais leve para chegar neste último terço."

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Transmissão ao vivo de Fortaleza x Atlético-MG pela Série A; acompanhe narração

Rádio O POVO CBN
15:35 | Set. 12, 2021
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em duelo na parte de cima da tabela, o Fortaleza enfrenta o Atlético-MG neste domingo, 12, às 16 horas, na Arena Castelão, pela 20ª rodada da Série A. Acompanhe a transmissão AO VIVO da partida com narração da Rádio O POVO CBN.

Escalação: como Fortaleza e Atlético-MG vão a campo pelo Brasileirão

Ouça a transmissão da Rádio O POVO CBN:

Ouça a transmissão da Rádio O POVO CBN via Youtube:


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Escalação: como Fortaleza e Atlético-MG vão a campo pelo Brasileirão

Times definidos
15:19 | Set. 12, 2021
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em duelo na parte de cima da tabela, o Fortaleza enfrenta o Atlético-MG neste domingo, 12, às 16 horas, na Arena Castelão, pela 20ª rodada da Série A. Confira abaixo escalação confirmada de cada time:

ESCALAÇÕES

Fortaleza

3-5-2: Felipe Alves; Tinga, Benevenuto, Titi; Ederson, Jussa, Pikachu, Lucas Lima, Crispim; David e Robson. 


Atlético-MG

4-4-2: Everson; Mariano, Nathan Silva, Júnior Alonso, Guilherme Arana; Allan, Jair, Zaracho, Nacho Fernández; Eduardo Vargas e Hulk. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Luiz Otávio lamenta nova derrota do Ceará como visitante e fala em "aprendizados"

Camisa 13
13:45 | Set. 12, 2021
Autor Afonso Ribeiro
Foto do autor
Afonso Ribeiro Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Depois de mais um tropeço do Ceará fora de casa, na derrota por 2 a 0 para o Grêmio-RS, na manhã deste domingo, 12, em Porto Alegre, pela 20ª rodada da Série A, o zagueiro Luiz Otávio lamentou, mas citou aprendizados para a sequência da temporada e projetou evolução da equipe sob comando do técnico Tiago Nunes.

Na primeira partida sob a batuta do novo treinador, o Alvinegro não conseguiu segurar as investidas do Tricolor e nem levar perigo à meta adversária. No final do primeiro tempo, Diego Souza e Ferreira marcaram os gols que decretaram o placar na Arena do Grêmio.

"Já deu para colocar algumas coisas em prática, mas, infelizmente, a gente começou devagar no primeiro tempo. Quando estava começando a equilibrar a partida, a gente acabou levando os gols. No segundo tempo, a gente até voltou querendo propor mais, mas faltou efetividade e ser mais contundente na hora de jogar e trabalhar a bola. O Grêmio estava fechadinho no segundo tempo porque estava com a vantagem no placar. Infelizmente, a gente não conseguiu finalizar mais para levar mais perigo ao gol adversário e sai daqui derrotado, mas com aprendizados. O Tiago está começando um trabalho muito bom, e eu tenho certeza que a gente vai trabalhar cada vez mais duro para buscar vitória", disse Luiz Otávio em entrevista ao Premiere.

O duelo no Sul foi o décimo compromisso do Vovô longe de casa na atual edição do Brasileirão. Foram seis empates e quatro derrotas, com aproveitamento de 20%, o que torna a equipe de Porangabuçu a pior visitante da competição e a única a não vencer fora dos próprios domínios.

"A gente ainda não venceu fora de casa e sabe que precisa pontuar sempre, pensar nisso em todos os jogos. Infelizmente hoje (domingo) não deu, agora é trabalhar para o próximo jogo", falou o camisa 13. "Cada jogo é uma oportunidade diferente. Esse aqui já não volta mais, não tem base para ficar se lamentando toda hora. É continuar trabalhando. A gente já tem o próximo jogo, agora é focar nele ao máximo para conseguir os três pontos. Nas próximas partidas fora de casa, a gente tem que pontuar e buscar vencer a todo custo. O Tiago vai corrigir, ele sabe o que a gente precisa fazer e vai falar conosco para os próximos jogos", ponderou Luiz Otávio.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Floresta empata com Tombense e segue luta contra Z-2 no Grupo A da Série C

Tudo igual
13:19 | Set. 12, 2021
Autor Afonso Ribeiro
Foto do autor
Afonso Ribeiro Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em partida na manhã deste domingo, 12, o Floresta empatou em 0 a 0 com o Tombense-MG, no estádio Antônio Guimarães de Almeida, em Tombos/MG, pela 16ª rodada da Série C, e segue na luta contra o rebaixamento no Grupo A.

Os goleiros foram fundamentais para manter o placar do confronto zerado. Enquanto o Lobo tentava o triunfo para abrir vantagem em relação à zona da degola, o Carcará buscava o resultado positivo dentro de casa para se firmar no G-4 em meio à luta pela classificação para a próxima fase.

Jean Lucas levou perigo em duas finalizações, chegando a carimbar a trave. O time cearense chegou a balançar as redes no primeiro tempo com Flávio Torres, mas a arbitragem assinalou impedimento. O mesmo ocorreu com Vitinho, do Tombense-MG, na segunda etapa, mas o árbitro assinalou falta de ataque. Felipe Garcia e Tony, então, entraram em ação com boas defesas para manter o 0 a 0.

O Floresta foi a campo pressionado para pontuar depois da vitória da Jacuipense-BA sobre o Volta Redonda-RJ por 1 a 0, no último sábado, 11. A equipe baiana abre a zona de rebaixamento, na nona posição, com 15 pontos. A igualdade fora de casa deixou o Lobo da Vila Manoel Sátiro com 17 pontos, ainda na oitava colocação.

Restam mais dois compromissos antes do encerramento da primeira fase: o primeiro será contra o Volta Redonda-RJ, no próximo sábado, 18, às 15 horas, no estádio Franzé Moraes, em Itaitinga. O último jogo será diante do Ferroviário, no dia 25, às 17 horas, no estádio Raimundão, em Caucaia.

Atualizada às 14h02min

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Na estreia de Tiago Nunes, Ceará perde para o Grêmio pela Série A

SÉRIE A
12:58 | Set. 12, 2021
Autor Mateus Moura
Foto do autor
Mateus Moura Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Na estreia de Tiago Nunes, o Ceará foi derrotado para o Grêmio-RS por 2 a 0 neste domingo, 12, pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Os gols do Imortal foram marcados aos 42 minutos, com Diego Souza, e aos 45 minutos, com Ferreira, ambos no primeiro tempo.

Com o resultado, o Vovô permanece como a única equipe que não venceu fora de casa na competição e chega a sequência de cinco partidas sem vitória, mantendo-se na 11ª colocação, com 24 pontos. O Alvinegro, que está com um jogo a menos na tabela, pode ser ultrapassado por Internacional (12º) e São Paulo (16º), que ainda jogam na rodada. O Grêmio-RS sobe uma posição, indo para o 18º lugar, com 19 pontos.

A equipe comandada por Tiago Nunes volta a campo no próximo sábado, 18, para encarar o Santos-SP, na Arena Castelão, às 21 horas. O Grêmio-RS joga contra o Flamengo, domingo, 19, no Maracanã, Rio de Janeiro (RJ), às 20h30min.

O jogo

A partida começou equilibrada, com as duas equipes avançando suas linhas de marcação para pressionar a saída de bola do adversário. Com isso, os primeiros 15 minutos foram de muita disputa pela bola, mas poucas chances reais de gol.

A partir dos 20 minutos, o Grêmio passou a ter mais volume de jogo e pressionar o Vovô, que encontrava muitas dificuldades para sair do seu campo de defesa pelo excesso de passes errados. O imortal explorava os espaços na intermediária para arriscar chutes.

E foi em uma dessas finalizações que, aos 23 minutos, o Grêmio teve a primeira grande chance da partida. Diego Souza ajeita para Ferreira, que domina na entrada da área e chuta forte para grande defesa do goleiro Richard. A partir de então, o Imortal passou a pressionar o Vovô, que encontrava muitas dificuldades para sair do seu campo de defesa pelo excesso de passes errados.

Aos 30 minutos, o Ceará voltou a crescer na partida. O Vovô tentava furar a defesa gremista, mas sem sucesso. Quando o Alvinegro estava melhor no confronto, no entanto, o Grêmio fez dois gols em sequência. Diego Souza, livre na pequena área, de cabeça, aos 42 minutos, e Ferreira, aos 45, em chute cruzado, colocaram o Imortal em vantagem.

O Ceará voltou para a etapa final buscando o empate, mas com pouca criatividade ofensiva. A equipe de Tiago Nunes pecava nos erros de passe e não conseguia furar a marcação do Grêmio para finalizar no gol de Gabriel Chapecó.

O Grêmio, por sua vez, adotou uma postura mais defensiva, com o objetivo de explorar os contra-ataques. Confortável na partida, já que o Ceará pouco perigo levava — o Vovô só finalizou uma vez de forma correta no gol, aos 46 minutos com Erick —, e com a vantagem de 2 a 0, os gaúchos diminuíram a intensidade e administraram o placar, que permaneceu inalterado no segundo tempo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags