PUBLICIDADE
Ceará Sporting Club
NOTÍCIA

Classificado à Copa Sul-Americana 2021, Ceará jogará competição oficial fora do Brasil pela primeira vez

O Vovô já havia participado em outras duas oportunidades de competições continentais, mas somente enfrentou adversários brasileiros

Gabriel Lopes
21:35 | 20/02/2021
O jogador Felipe Vizeu comemora gol do Ceara durante a partida entre Coritiba PR e Ceara CE, valida pelo Campeonato Brasileiro 2020 no estadio Couto Pereira, neste sabado, (20). (Foto JOKA MADRUGA/AE) (Foto: JOKA MADRUGA/AE)
O jogador Felipe Vizeu comemora gol do Ceara durante a partida entre Coritiba PR e Ceara CE, valida pelo Campeonato Brasileiro 2020 no estadio Couto Pereira, neste sabado, (20). (Foto JOKA MADRUGA/AE) (Foto: JOKA MADRUGA/AE)

Após vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba neste sábado, 20, no estádio Couto Pereira, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro 2020, o Ceará confirmou matematicamente classificação para a Copa Sul-Americana deste ano. A participação do Vovô neste torneio continental, apesar de não ser estreia, terá um fato inédito, pois, pela primeira vez, o clube jogará uma partida de competição oficial fora do Brasil.

Este fato deve-se à mudança no formato da Copa Sul-Americana para a temporada 2021. Nesta edição, as seis equipes brasileiras se classificam automaticamente para a fase de grupos do torneio, se juntando assim a times de outros países da América do Sul, que serão determinados por meio de sorteio. Dessa forma, haverá oito grupos com quatro equipes, com seis rodadas disputadas em cada grupo.

Assim, o Ceará terá a garantia de disputa de jogos fora do Brasil, algo inédito na história do clube em competições oficiais.

+ Além de classificação para Sul-Americana, Ceará atinge melhor pontuação do clube no Brasileirão por pontos corridos

Nas duas únicas participações do Alvinegro de Porangabuçu em torneios continentais, os confrontos aconteceram diante de oponentes brasileiros. Em 2011, o Ceará jogou contra o São Paulo na primeira fase da Copa Sul-Americana. Após vitória por 2 a 1 no Presidente Vargas, o Vovô sofreu revés por 3 a 0 no Morumbi e foi eliminado.

Já no ano de 1995, o Ceará disputou a extinta Copa Conmebol, equivalente a atual Copa Sul-Americana em nível de relevância. Na primeira etapa do certame, o Corinthians foi o adversário. No Castelão, empate por 1 a 1. Na volta, jogada no Pacaembu, nova igualdade, dessa vez por 2 a 2, o que levou a decisão para os pênaltis. Nas penalidades, vitória do Timão por 7 a 6 e eliminação do Vovô.