PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Copa Sul-Americana terá fase de grupos a partir da edição de 2021

A Conmebol aprovou a mudança, que garante seis equipes brasileiras com pelo menos seis partidas na competição

Gabriel Lopes
17:09 | 02/10/2020
Taça da Copa 
Sul-Americana (Foto: AFP)
Taça da Copa Sul-Americana (Foto: AFP)

Os clubes brasileiros que irão disputar a Copa Sul-Americana em 2021 terão mais jogos garantidos. Nesta sexta-feira, 2, em reunião por videoconferência, o conselho da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) aprovou a mudança no formato da segunda competição mais importante do continente, que, desde sua inauguração, em 2002, é disputada totalmente em formato mata-mata.

A nova formatação prevê uma fase prévia nacional, quando equipes de Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Venezuela e Uruguai farão jogos de ida e volta internos com times do mesmo país. Quatro times de cada uma dessas confederações entrarão em campo nesta fase, com dois classificados por nação. Os 16 que passarem dessa etapa se juntam na fase de grupos a seis time brasileiros e outros seis da Argentina, além de quatro equipes eliminadas na fase 3 das preliminares da Libertadores.

Assim, 32 agremiações serão divididas em oito grupos. Somente o líder de cada grupo avança às oitavas de final, juntamente com os oito terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores.

Essa alteração garante pelo menos seis partidas para todos os clubes brasileiros classificados à Sul-Americana, que farão turno e returno dentro dos grupos. Anteriormente somente dois jogos estavam certos de acontecer para os participantes, que poderiam ser eliminados precocemente e ficar sem calendário em competições continentais durante o restante da temporada. Foi o que ocorreu com o Fortaleza, que conquistou classificação inédita à competição, fez o primeiro jogo oficial fora do Brasil, mas acabou eliminado logo no primeiro mata-mata para o Rey de Copas, o Independiente, da Argentina.

Segundo a Conmebol, os jogos da fase prévia acontecem entre as semanas dos dias 17 de março e 7 de abril. O sorteio dos grupos ocorre na semana do dia 14 de abril. Já a fase de grupos será disputada entre as semanas dos dias 21 de abril e 26 de maio. A fase de mata-mata acontecerá nos meses de julho, agosto e setembro, com a disputa da final no dia 6 de novembro de 2021.