Participamos do

Ceará: o depoimento exclusivo e emocionado da mãe de David, convocado para a Seleção Brasileira sub-17

Jogador vai participar de preparação para sul-americano sub-17 e a mãe do atleta relembrou os momentos que o levaram até essa conquista
12:59 | Out. 20, 2020
Autor Gerson Barbosa
Foto do autor
Gerson Barbosa Repórter Rádio O POVO CBN
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Na noite dessa segunda-feira, 19, o Ceará foi notificado da convocação para a Seleção Brasileira de David, meia da base do clube que atual no sub-17. Lucinda Santos, mãe do jogador, deu um depoimento emocionante exclusivo ao Esportes O POVO sobre a vida do atleta, lembrando dificuldades, sucessos e gratidão.

Confira o relato:

É sempre uma festa para a mãe quando um filho conquista algo de importante na vida, seja no pessoal ou no profissional. Ontem, segunda-feira, 19, recebi a notícia de que o meu menino David, de 16 anos, foi convocado para a Seleção Brasileira da categoria sub-17 e não pude deixar de refletir no que eu, mãe dele, passei junto do pai e também do irmão, Robert, para ele alcançar esse feito.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O começo sempre é o mais difícil. Eu sou formada em Serviço Social, mas precisei deixar de exercer a minha profissão para ajudar no sonho dos meus filhos David e Robert. Jogador de futebol dificilmente chega no profissional sem apoio, e eu acredito nos meus meninos. O pai deles trabalha em um supermercado no setor de Frios e precisou também de muito sacrifício principalmente na logística dos dois para os treinamentos.

Isso porque nem sempre tínhamos o dinheiro para eles irem ao treino de futsal do Sumov, onde os dois começaram juntos depois de breve passagem pelo time da escola onde estudavam. Tinha dia que precisávamos dar um jeito de deslocar eles para a atividade, nem que o pai levasse-os em uma única moto, nosso meio de transporte. Fora que nessa correria tinha a escola pela manhã e os estudos à noite.

Essa rotina se manteve presente nas nossas vidas mesmo depois de passarem das quadras para os campos. E o Ceará, time que torcemos, foi a porta de entrada para os gramados - e uma benção em nossas vidas. Por ser dois anos mais velho, Robert já entrou nas categorias de base do sub-13. David, porém, precisou passar pela Fábrica de Craques em 2015, a escolinha do Alvinegro, mas no ano seguinte já se integrou à mesma categoria que o irmão entrara.

Com a presença dos dois na base do Ceará, as dificuldades diminuíram, e as que ficaram logo o Vovô ajudou a resolver. Lá, os meninos têm acompanhamento nutricional, alimentação, fisiologistas. Saúde também é com o clube e essas preocupações saíram de nossas cabeças. A logística, por outro lado, também teve melhora, uma vez que ia um ônibus da agremiação pegar os meninos no terminal, mas ainda era a maior pedra no caminho.

Para ajudar David e também Robert, nos mudamos para Itaitinga, cidade da Região Metropolitana de Fortaleza onde fica o Cetem, o Centro de Treinamentos da base do Vovô. A escola que eles iam era em Messejana, então tinham que acordar 5 horas da manhã, pegar ônibus, chegar 13 horas em casa e já sair para o treino, às vezes sem almoçar por não ter tempo.

E o treinamento não podia faltar. Sempre foram muito dedicados e disciplinados. E para ajudar, o Ceará interviu mais uma vez. Arrumou, por meio de sua assistente social, uma escola próxima de casa e durante esse período até tempo a mais com nossos meninos tivemos.

Mas chegou um momento em que eles precisaram ficar alojados no Cetem porque precisamos vender a moto, o meio de transporte da casa. O Ceará também não nos negou isso, e cuidou de tudo que eles precisaram, até da tal da logística. Levavam e deixavam na escola, cobravam resultados acadêmicos e ainda davam a melhor estrutura para eles fazerem o que mais amam. Sempre caminhamos juntos, os quatro. Até que Robert foi transferido para outro time.

Hoje, o nosso filho mais velho joga nas categorias de base do Grêmio, para onde foi no começo desse ano. David seguiu no Ceará e assinou o seu primeiro contrato profissional, com duração de três anos. As coisas foram melhorando para todos nós, mas, acima de tudo, o sonho deles começa a se moldar em realidade.

A união dos dois, inclusive, é forte. Começaram juntos, estudavam juntos, se deslocavam juntos. Torcem para o mesmo time, o Ceará, e ainda por cima jogam no mesmo setor em campo. Robert é ponta, veloz, enquanto David é meia camisa 10, driblador e com boa visão de jogo. Era um servindo ao outro, até dentro dos gramados.

E o sucesso de David nessa posição tem chamado a atenção. Hoje o Ceará trata ele como a principal joia das categorias de base e espera-se que ele estoure no futebol profissional. Ser convocado pra Seleção Brasileira é apenas consequência de tudo o que ele vem plantando ao longo da carreira, com muita união, esforço, dedicação e ajuda de quem acredita nele.

Sou grata por muitas pessoas ao longo do caminho, que pagaram inscrições de David e Robert em campeonatos de futsal quando não tínhamos como, que ajudaram com a passagem, o transporte. Grata pela Madeira Sports, que assessora os meus filhos há três anos e também nos ajudaram muito. E, acima de tudo, grata pelo Ceará por acreditar num menino que veste a camisa alvinegra como torcedor que é.

Antonio David Souza de Araújo é meia da base do Ceará desde 2016. Com 16 anos, atual no sub-17 da equipe e foi convocado para a Seleção Brasileira da categoria nesta segunda-feira, 19, marco histórico na história do Vovô. A mãe chama-se Lucinda Santos Souza e o pai Reginaldo Vieira de Araújo. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar